Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SPM e IBGE analisam dados sobre mulheres e autonomia econômica


11/11 - SPM e IBGE analisam dados sobre mulheres e autonomia econômica
Foto: Raquel Lasalvia
As duas instituições se reuniram na quarta-feira (6) para debater dados da última PNAD. Proposta de cooperação entre órgão de pesquisa e secretaria é um dos resultados.
 
Secretárias e equipes técnicas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) se reuniram com especialistas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira (6), em Brasília. O objetivo foi analisar, conjuntamente, os dados divulgados recentemente pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). 
 
Tatau Godinho, secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, propôs a realização de trabalho de cooperação entre a SPM e o IBGE para análise de dados da recente PNAD. O objetivo é sistematizar informações relevantes sobre a situação da mulher no mercado de trabalho, como diferenças salariais entre mulheres e homens e quantitativo de mulheres na população ocupada. 
 
As servidoras discutiram as propostas de levantamento de dados, procedimentos de pesquisa, construção de indicadores, que considerem o recorte de gênero e a autonomia econômica das mulheres. Outro argumento apresentado por Tatau Godinho, para a continuidade do trabalho em conjunto, é que estatísticas e indicadores são importantes para se entender a dinâmica econômica na década, a fim de calcular o impacto disso no cotidiano das mulheres e, assim, projetar ações e rever políticas. 
 
Também participaram do encontro, Vera Soares, secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, as secretárias-adjuntas Neuza Tito (Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica) e Angela Fontes (Articulação Institucional e Ações Temáticas); as técnicas do IBGE, Cristiane Soares e Maria Lúcia Vieira, além de coordenadoras e assessoras da SPM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário