Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Conselho tribal na Índia pune jovem com estupro coletivo

Presos pelo estupro coletivo na Índia (Foto: AP)
Presos pelo estupro coletivo na Índia (Foto: AP)

A polícia prendeu 13 integrantes do grupo

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE

Mais um crime bárbaro na Índia. Uma mulher de 20 anos disse ter sido estuprada em grupo pelos membros de um conselho tribal como castigo por manter um relacionamento com um homem casado de outra cidade.
As forças de segurança comunicaram nesta quinta-feira (23) a detenção de 13 homens suspeitos de envolvimento com o crime, que ocorreu na noite de terça-feira (21) em Labhpur, na província de Bengala, disse o superintendente da polícia Prashanta Chowdhury à agência PTI. 
A agência disse que o homem com quem a jovem teve um caso também foi preso, mas as acusações não estão claras. 
O chefe do povoado e outros homens organizaram um conselho tribal para "julgar" a mulher e o homem. O tribunal informal ordenou o pagamento de 25 mil rúpias (US$ 400) para cada um dos jovens, que não tinham a quantia estipulada. O conselho decidiu então estuprar a jovem como punição.
"O chefe da tribo ordenou que eu fosse desfrutada pelos homens da cidade. Seguindo suas ordens, pelo menos 10 ou 12 pessoas, entre eles vários membros de uma mesma família, me estupraram. Perdi a conta de quantas vezes fizeram isso", disse a jovem à emissora NDTV.
Segundo autoridades, investigações médicas confirmam as declarações da jovem de ter sido violentada por um número entre cinco e 15 homens. Segundo o jornal britânico The Guardian, testemunhas disseram que a mulher foi estuprada pela primeira vez em uma plataforma de bambu no centro do pequeno aglomerado de cabanas com paredes de barro. Depois foi trancada em uma cabana durante a noite, quando a violência continuou.
"Ela perdeu muito sangue e permanece em estado crítico. Ela só sobreviveu porque é muito forte", disse um médico sênior no hospital onde a vítima está sendo tratada.
Muitos povoados da Índia mantêm um sistema de conselhos rurais que fazem justiça com as próprias mãos. Suas decisões se baseiam em tradições que diante da justiça indiana são inaceitáveis, como os "crimes de honra", a proibição de casamentos entre pessoas do mesmo povoado ou condenações de exílio.
Informações sobre estupros na Índia são divulgadas frequentemente na imprensa indiana. A situação começou a perturbar a população a partir do estupro em grupo e morte de uma estudante universitária, em Nova Délhi, em 16 de dezembro de 2012. O crime provocou protestos e um debate sem precedentes sobre a situação da mulher no país asiático, o que levou o governo a endurecer as leis contra as agressões sexuais.

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/01/conselho-tribal-na-india-bpune-jovem-com-estupro-coletivob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário