Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Grã-Bretanha pode banir fumo em carros com crianças - Opinião e Notícia

Governo britânico vota nesta quarta-feira, 29, lei que pode banir o fumo em carros que estejam transportando crianças

Uma nova lei a ser votada nesta quarta-feira, 29, na Grã Bretanha, pode tornar ilegal fumar em veículos que tenham crianças no interior. A lei visa desestimular o fumo próximo a crianças e jovens.

Segundo o secretário britânico de Saúde, Andy Burnham, a Grã-Bretanha quer seguir o exemplo da Austrália e de alguns estados americanos. “Quando o assunto é proteger a saúde das crianças, não medimos esforços para aprovar qualquer medida. Adultos são livres para fazer suas escolhas, mas isso não se aplica às crianças. É isso que a sociedade tem a obrigação de proteger e prevenir”, disse Burnham.

O secretário citou evidências de que impedir o fumo em ambientes fechados traz benefícios. “Dados de outros países mostram que proibir o fumo em ambientes fechados e carros previne danos à saúde das crianças”, disse Burnham.

Apesar de banir o fumo em ambientes públicos fechados e locais de trabalho em 2007, o governo britânico ainda não havia criado uma lei específica para o fumo em veículos.

Simon Clark, diretor do grupo Forest, que defende os direitos dos fumantes, disse que a lei é “desnecessária” e que a dificuldade de fiscalização pode levar à proibição do fumo em todos os carros, mesmo os que não estão transportando crianças. “A lei é autoritária e totalmente desnecessária já que de acordo com pesquisas 84% dos adultos fumantes não pensariam em acender um cigarro em espaço fechado, especialmente aqueles em que há crianças”, disse o diretor.

Simon também criticou o autoritarismo do governo. “Os adultos já sabem como se comportar e não precisam que o governo interfira dessa forma em suas vidas”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário