Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O racismo aceito como "arte"? - Revista Fórum | Revista Fórum

Socialite russa é entrevistada sentada sobre manequim de mulher negra. Nas redes, internautas protestam contra a imagem

Por Ítalo Piva

Uma entrevista concedida por uma socialite russa na qual, em uma das fotos, ela aparece sentada em uma cadeira feita de uma manequim negra, seminua, deitada no chão e de pernas pro ar, está gerando  polêmica mundo afora.

A entrevistada, Dasha Zukhova, é herdeira de um oligarca russo e de uma professora norte-americana. Foi educada nos Estados Unidos e é editora da revista Garage, cujo ideal principal é a “fusão da arte e da moda”. Na entrevista concedida à revista Buro 247, Zukhova revela que tem paixão por investir em projetos de arte, e a “obra” com a qual é fotografada é uma reprodução de uma peça da coleção feita em 1969 por Allen Jones, na qual manequins de mulheres, vestidas com roupas extremamente sugestivas, são transformadas em móveis para a casa.

Que a imagem de uma mulher seja literalmente transformada em objeto já é algo bastante perturbador. Dasha consegue ir muito além, não apenas usando um conceito já extremamente ofensivo de forma proposital, mas tornando-o algo racista ao mudar a cor da pele da manequim, produzindo a imagem final de uma bem vestida mulher branca se apoiando sobre ela. A escolha da data de publicação também guarda uma infeliz coincidência: a foto foi postada no feriado que celebra a vida de Martin Luther King.

Após protestos de internautas nas redes sociais, Miroslava Duma, jornalista da revista Buro 247 que fez a entrevista, removeu a foto de sua conta no Instagram. A publicação, por sua parte, editou a imagem para que agora só mostre Zukhova, o fundo da sala e as botas da manequim.

Com informações do Fashion Bomb Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário