Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 21 de março de 2015

Brasileira Thaisa Bergmann e outras quatro cientistas recebem prêmio por sua contribuição para a ciência

As cinco mulheres, cada uma representando uma região do mundo, participaram de cerimônia em Paris

19/03/2015 / POR CRISTINE KIST, DE PARIS*
  
No palco do imponente anfiteatro da Sorbonne, antiga sede da Universidade de Paris, e cercada de esculturas dos grandes pensadores do Iluminismo (todos homens), a química canadense Molly Shoichet tomou a liberdade de questionar o clássico lema da revolução francesa: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A sociedade ocidental, da qual eu faço parte, foi construída sobre esses três pilares. Mas onde fica a sororidade?”.

Shoichet foi uma das cinco premiadas com uma bolsa de US$ 100 mil pelo For Women in Science, programa da Unesco e da Fundação L’Oréal criado para incentivar a participação de mulheres na ciência e que premia anualmente as cinco cientistas que mais se destacaram. A cerimônia aconteceu na noite da última quarta-feira, 18. No seu discurso, além de reforçar a importância da sororidade - uma espécie de fraternidade feminina, em que as mulheres abrem mão da cultura de rivalidade para apoiar e proteger umas às outras -, lembrou que a mãe (foto abaixo), parte da primeira geração de canadenses a ingressar em um curso superior, tinha um mercado de trabalho “limitado” mesmo com diploma: “As oportunidades dependiam apenas de o quão rápido ela era capaz de datilografar”.

Molly e sua mãe (Foto: divulgação)
MOLLY E SUA MÃE (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Além de Shoichet, representante da América do Norte, também receberam o prêmio a astrofísica brasileira Thaisa Storchi Bergmann (Ameríca Latina), a química chinesa Yi Xie (Ásia e Pacífico), a física marroquina Rajaâ Cherkaoui El Moursli (África e Estados Árabes) e a química britânica Carol Robinson (Europa). Conheça os projetos de cada uma delas:

Molly Shoichet
País: Canadá
Área de atuação: Química
Criou um composto de hidrogel que facilitará a aplicação de medicamentos na espinha e no cérebro e poderá recuperar pacientes que sofreram com doenças como AVC, lesão da medula espinhal e cegueira, que envolvem rupturas nas vias formadas por células cerebrais e nervosas. A técnica é inovadora porque, depois de um transplante de medula, por exemplo, o hidrogel permitirá que as células-tronco vivam tempo o suficiente para se integrar com o sistema nervoso, o que não acontece hoje.

Thaisa Storchi Bergmann
País: Brasil
Área de atuação: Astrofísica
Contribuiu para o aumento do conhecimento sobre a formação do universo com seus estudos sobre os buracos negros supermassivos. Foi a primeira pessoa a observar um disco de acreção em uma galáxia considerada inativa, o que resultou na compreensão de que todas as galáxias têm buracos negros nos seus nucleos. Leia mais sobre a pesquisa de Thaisa e veja os melhores momentos do Face to Face que ela fez com os leitores no Facebook da Galileu.

Thaisa, no palco (Foto: divulgação)
Thaisa, no palco (Foto: divulgação)
Rajaâ El Moursli
País: Marrocos
Área de atuação: Física Nuclear
Trabalhou na construção e no lançamento do projeto ATLAS, do qual faz parte um sensor usado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) no acelerador de partículas que permitiu a detecção do Bóson de Higgs.

Carol Robinson
País: Reino Unido
Área de atuação: Química
Criou “apenas” uma nova área da química, que, inclusive, leva seu nome, quando transformou um aparelho simples em uma ferramenta capaz de manter a interação de proteínas.  Contra a vontade dos colegas, ela fez uma modificação na estrutura do espectrômetro de massa, um aparelho caríssimo que até então servia apenas para determinar a estrutura atômica de determinadas substâncias. O resultado foi uma forma mais precisa de estudar o comportamento das proteínas.

Yi Xie
País: China
Área de atuação: Química Inorgânica
Sua pesquisa se concentra na criação de novos materiais para produzir e transferir energia. Os materiais convencionais são surpreendentemente ineficientes: boa parte da energia é perdida ao longo do caminho. Já os nanomateriais 3D, como são chamados os compostos criados pela Dr.a Xie, são alguns átomos mais finos que os convencionais e foram desenhados para reduzir ao mínimo o desperdício.

Molly, Carol, Thaisa, Rajaâ e Yi (Foto: divulgação)
Molly, Carol, Thaisa, Rajaâ e Yi (Foto: divulgação)
Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário