Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 21 de março de 2015

Todas as personagens femininas de animações Disney/Pixar da última década têm o mesmo rosto?

Enquanto os personagens masculinos apresentam fortes variações faciais

20/03/2015 / POR FERNANDO BUMBEERS
  
  (Foto: reprodução)
(FOTO: REPRODUÇÃO)
Recentemente, o principal animador de Frozen, Lino DiSalvo, falou da dificuldade de animar personagens femininas. Segundo ele, são personagens que requerem uma gama muito variada de feições para transmitir maior emoção. “Fazer um filme com heroínas foi muito difícil. Ter as personagens na mesma cena repetindo a mesma expressão foi desafiador; Elsa irritada é diferente de Anna com raiva”, disse DiSalvo em entrevista ao The Mary Sue

No entanto, os personagens masculinos apresentam uma variação facial muito maior do que as personagens femininas. A “denúncia” foi feita através do Tumblr Something Classy, que comparou os rostos das personagens e constatou: são praticamente iguais.

A imagem que mais chamou a atenção de Alex, dona do Tumblr, é do próximo filme da parceria, Inside Out, onde as diferenças de variação facial entre os gêneros são claras:

  (Foto: Tumblr/Something Classy)
 (FOTO: TUMBLR/SOMETHING CLASSY)
"No começo eu pensei que os personagens eram três mulheres e dois aliens, mas depois de ver o trailer eu percebi que eram personagens masculinos. Após retirar o contorno dos seus rostos eu descobri essa bizarrice", escreve Alex em seu post-denúncia.

Realmente, se pegarmos todos os filmes da parceria Disney/Pixar, perceberemos que a estrutura facial feminina é sempre a mesma: olhos grandes, nariz pequeno e bochechas cheias. Parece haver um modelo prefixado, minimamente alterado a cada novo filme.

Alex argumenta dizendo que “aparentemente, toda mulher da Disney é um clone descendente direto de alguma criatura com enormes bochechas redondas e um nariz perduradoramente pequeno. Porque não há outra explicação (Sim, há (é sexismo preguiçoso)) para a incrível falta de diversidade entre os rostos femininos”.

Confira as imagens:
  (Foto:  )

  (Foto: Tumblr/Something Classy)

  (Foto: Tumblr/Something Classy)

  (Foto: Tumblr/Something Classy)

(FOTOS: TUMBLR/SOMETHING CLASSY)

Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário