Movimento ganhou apoio de Susan Sarandon, atriz e diretora, nesta semana
REDAÇÃO ÉPOCA
26/03/2015
Surgiu nos Estados Unidos uma campanha para colocar o rosto de uma mulher na nota de vinte dólares. Hoje aparece Andrew Jackson (1767-1845), controverso militar que desalojou povos indígenas e se opôs à criação de Banco Central no país. A ideia da campanha “Women on 20s” (“Mulher nos vintes”, em tradução aproximada) é substituí-lo por uma mulher.
A campanha começou com site feito pela executiva Barbara Ortiz e pela jornalista Susan Ades Stone. Ganhou força nesta semana depois que Susan Sarandon, atriz e diretora, publicou no Facebook e no Twitter foto com defesa à proposta. Na página, pessoas são convidadas a escolher entre 15 mulheres importantes para a história dos EUA para ilustrar a cédula.
Aparecem como candidatas a ativista civil Rosa Parks (1913-2005), a líder feminista Betty Friedam (1921-2006) e a ex-primeira dama e embaixadora na ONU Eleanor Roosevelt (1884-1962), segundo a Folha de S. Paulo. Se conseguir 100 mil assinaturas, a petição será levada a Barack Obama, e o presidente não precisaria do Congresso para mudar a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário