SISNOV/SINAN - SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA DE CAMPINAS
O SISNOV foi implantado no município de Campinas-SP, em junho de 2005, como um sistema eletrônico, integrado, intersetorial e interinstitucional, de notificação de casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes, de violência sexual em qualquer idade ou sexo e de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, em Campinas, SP.
Em 2008 o Ministério da Saúde implantou a Ficha de Notificação e Investigação de Violências no SINAN (Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação), utilizando uma lista de violências mais ampla que a do SISNOV e obrigatório para as unidades de saúde.
A ampliação da lista de violências vinha de encontro a uma solicitação de outros programas do município, entretanto, o SINAN é um sistema de uso exclusivo pelas unidades de saúde. Para que a intersetorialidade, um dos pontos fortes do SISNOV, fosse preservada, e ao mesmo tempo fosse possível o alinhamento das unidades de saúde com o SINAN, em parceria com o Ministério da Saúde, adaptou-se o SISNOV para que, mantendo peculiaridades locais, fosse capaz de gerar notificações no SINAN. Surge assim o SISNOV/SINAN.
O QUE É SISNOV/SINAN
O SISNOV/SINAN é um sistema intersetorial e interinstitucional de notificação sobre violências no município de Campinas, SP.
Registra casos suspeitos ou confirmados dos seguintes tipos de violência:
Violência contra a mulher (todos os tipos e natureza, física, sexual, psicológica,
negligência, tortura, maus-tratos)
Violência contra criança (todos os tipos e natureza)
Violência contra adolescente (todos os tipos e natureza)
Violência contra pessoa idosa (todos os tipos e natureza)
Violência auto-provocada (ambos os sexos, todas as idades)
Violência sexual (ambos os sexos, todas as idades)
Violência doméstica (ambos os sexos, todas as idades)
Tráfico de seres humanos (criança, adolescentes e mulheres)
Financeira / econômica (ambos os sexos, todas as idades)
Negligência / abandono (ambos os sexos, todas as idades)
Trabalho infantil (crianças e adolescentes menores de 14 anos)
Intervenção legal (ambos os sexos, todas as idades)
Os casos de violência referentes a pessoas moradoras de outros municípios, em especial os da região metropolitana, também poderão ser notificados, embora venham a ter outros fluxos de atendimento em relação à rede municipal de Campinas.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA
É um sistema eletrônico via WEB, de acesso restrito a profissionais integrantes das redes de proteção e assistência aos diversos tipos de violência, que tenham passado por treinamento e autorizados pelo comitê gestor do sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário