Raquel Pan, formada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, recebeu dois prêmios no International Society for Burn Injuries Congress
Uma pesquisa de doutorado sobre a reinserção escolar de crianças sobreviventes de queimaduras desenvolvida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP rendeu dois prêmios a sua autora, Raquel Pan.
Ela foi premiada durante o 18th International Society for Burn Injuries Congress, realizado em agosto, na cidade de Miami, nos Estados Unidos.
Raquel recebeu o Aikawa Young Investigator Prize pela apresentação oral e específica do seu trabalho de doutorado e também o Prêmio The Baskent University Nursing Award como reconhecimento da sua pesquisa.
“Fui a primeira enfermeira do Brasil a receber este prêmio que é extremamente importante, pois dá visibilidade para a área da enfermagem em nível mundial, devido ao conhecimento novo que traz em um evento predominantemente médico”, relata a pesquisadora.
Os prêmios conquistados estão relacionados com a pesquisa de doutorado da enfermeira, denominada Significados da reinserção escolar de crianças após queimaduras: um estudo etnográfico, defendida em dezembro de 2015 na EERP.
O Estudo
Nesse estudo, Raquel aborda o processo de reinserção escolar de crianças sobreviventes de queimaduras. Participaram da pesquisa 57 pessoas, englobando crianças e os atores sociais envolvidos nesse processo, como familiares, profissionais de saúde, professores e amigos.
A pesquisa apontou que existem alguns fatores que facilitam a reinserção, como, por exemplo, manter contato com os professores e colegas da escola durante a hospitalização e dar continuidade às atividades escolares, além de preparar a escola para receber a criança e abordar sobre queimadura nas aulas, para evitar curiosidade.
O trabalho busca empoderar as crianças e seus familiares sobre a melhor maneira de lidar com as queimaduras durante a reinserção escolar e contribuir para o desenvolvimento de estratégias, para que esse processo ocorra da melhor forma possível.
Livreto Queimaduras: prevenção de acidentes
Em junho de 2015, Raquel reformulou o livreto Queimaduras: prevenção de acidentes, que é resultado do trabalho de pesquisa Prevenção de acidentes por queimaduras: percepção de pacientes e de seus familiares, coordenado pela professora Lídia Aparecida Rossi.
O estudo mostrou que pacientes que sofriam queimaduras não conheciam os riscos na própria casa, mencionando como fator de risco apenas a situação relacionada ao acidente, por isso a ideia do manual. O livreto original foi publicado em 2000 e Raquel fez essa reformulação para atrair mais a atenção de famílias e crianças sobre a temática queimadura.
Outros prêmios
Em setembro do ano passado, a enfermeira também foi premiada no 16º Congresso da Associação Europeia de Queimaduras, que aconteceu em Hannover, Alemanha, com o trabalho Reinserção escolar de crianças sobreviventes de queimaduras: uma revisão integrativa.
Ainda, em outubro de 2012, ganhou o Prêmio Elizabeth Greenfield, concedido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), de melhor trabalho na área de enfermagem com o trabalho Reinserção escolar de crianças vítimas de queimaduras na ótica das mães.
Já em 2014, ganhou, pela segunda vez, o mesmo prêmio, com o trabalho Caregivers perspective of school reintegration in children survivors of burns (Cuidadores: perspectiva de reintegração escolar em crianças sobreviventes de queimaduras).
Mais informações: email raquelpan01@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário