Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 16 de outubro de 2016

#Women2Kilimanjaro mobiliza mulheres rurais na África pelo direito à terra

No último dia 10, cerca de 40 mulheres trabalhadoras rurais de toda a África subiram o Kilimanjaro, ponto mais alto do continente, para demandar a garantia do direito à terra e a recursos naturais para as mulheres. Estima-se que menos de um quarto das propriedades agrícolas dos países em desenvolvimento esteja nas mãos das mulheres.

Entre os dias 14 e 16 de outubro, após a descida do grupo, mais de 400 mulheres rurais de toda a África vão se reunir na base do Kilimanjaro, na Tanzânia, para trocar experiências de luta pelo acesso à terra e a recursos naturais. Em seguida, elas reunirão as suas principais demandas em uma carta para ser entregue às Nações Unidas e à União Africana.

Esta iniciativa quer reforçar o reconhecimento das mulheres rurais como líderes e agentes de mudança na sociedade e criar um espaço para que elas sejam capazes de participar dos processos de decisão. O acesso à terra ajuda a empoderar as mulheres, tanto individual como coletivamente. Mulheres que têm acesso à terra conseguem produzir seu próprio alimento, gerar renda e tomar decisões, mudando o seu papel social diante de sua família e comunidade.

Para Catherine Gatundu, coordenadora de política da ActionAid, é hora de reconhecer e garantir os direitos das mulheres, dando um basta à apropriação indevida de terra e garantindo acesso seguro à ela: 

As mulheres que estão se reunindo no monte Kilimanjaro estão dizendo 'basta'. Não podemos continuar a construir nossas nações sobre uma terra que é puxada de debaixo de nossos pés quando convém a um grande negócio, a um tio buscando herança ou ao governo local.

Use a #women2kilimanjaro e envie uma mensagem apoiando as mulheres do Senegal, Gâmbia, Libéria, Serra Leoa, Nigéria, Gana, Togo, Burkina Faso, Benin, Moçambique, Malawi, Zâmbia, África do Sul, Ruanda, Burundi, Uganda, Quênia e Tanzânia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário