Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Festival de cinema de Toronto: mulheres têm representatividade inédita

Um terço dos filmes da mostra são dirigidos por mulheres, fato raro em grandes festivais de cinema

11.09.2017 | POR REDAÇÃO MARIE CLAIRE

Enquanto discute-se maior participação feminina em Hollywood, em Toronto, as mulheres são o grande destaque do Toronto International Film Festival. Na edição de 2017, um terço dos longas-metragens exibidos na mostra são dirigidos por mulheres - uma proporção rara tanto para o festival. A notícia faz grande contraste com o Festival de Veneza, que aconteceu no mês passado e contou apenas com um filme dirigido por uma diretora do sexo feminino, dentre os 21 títulos em competição. Já em Cannes, neste ano, 24% dos longas tinham mulheres na direção. 

No programa de Toronto, os maiores destaques são capitaneados por diretoras femininas. "Guerra dos Sexos", co-dirigido pelo casal Valerie Faris e Jonathan Dayton(Pequena Miss Sunshine) conta a história do famoso jogo de tênis entre Billie Jean Kin (Emma Stone) e Bobby Riggs (Steve Carrell). Lady Bird - outro destaque - foi dirigido por Greta Gerwig e narra as aventuras de uma garota no norte da Califórnia. "Woman Walks Ahead", dirigido por Susanna White, tem Jessica Chastaininterpretando a ativista pelos direitos indígenas na América do Norte, Catherine Weldon.
As atrizes femininas em personagens fortes também têm papel de destaque nesta edição do festival, que começou na última quinta-feira (7). Judi Dench incarna a Rainha Vitória em "Victoria e Abdul" e Emma Thompson vive uma juíza da suprema corte em "The Children Act". Além de "Woman Walks Ahead", Jessica Chastain interpreta também a esquiadora olímpica que se torna magnata do pôquer em "Molly's Game". 
Mesmo que as mulheres venham ganhando mais representatividade na sétima arte, as desigualdades salariais ainda são tema de debate, dentro e fora do circuito de Hollywood. Em julho, Emma Stone foi anunciada como a atriz mais bem paga de Hollywood, com 26 milhões de dólares por filme, segundo levantamento da revista Forbes. Achou muito? Pois o colega de Emma, Mark Whalberg, leva 68 milhões de dólares como ator mais bem pago de Hollywood. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário