Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Transexualidade não é mais considerada doença mental pela OMS

18.06.2018 | POR REDAÇÃO MARIE CLAIRE

Organização divulgou nesta segunda-feira (18) sua nova classificação internacional de doenças (CID-11)

A OMS divulgou nessa segunda-feira (18) a 11ª revisão de seu manual de classificação de doenças, a CID-11. A última versão, a CID-10, havia sido publicada 18 anos atrás.
Um dos destaques do novo documento é a remoção da transexualidade da lista de doenças e transtornos mentais, categoria que inclui a esquizofrenia, síndrome do pânico e anorexia, por exemplo. 

"Nós entendemos que a incongruência de gênero não é um transtorno mental e classificá-la desta maneira estava causando um estigma", disse a coordenadora da equipe de Adolescentes e Populações de Risco da agência, Lale Day.
Condição relacionada à saúde sexual
A incongruência de gênero, nome atribuído pela organização, foi movida para um novo capítulo da CID-11, o de condições relacionadas à saúde sexual, que abriga disfunção erétil e anorgasmia, por exemplo.
O raciocínio é que, embora ela não seja mais considerada um transtorno mental, ainda é necessário garantir o acesso das pessoas trans ao sistema de saúde. "Em termos de acesso à saúde, não esperamos grandes mudanças, pois essa categoria ainda terá um lugar na CID. Na verdade, a mudança deve melhorar as condições dos indivíduos que buscam ajuda", explica Lale.
Confira a explicação da mudança no vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário