Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Problematizando o filme ‘Eu não sou um homem fácil’

Filme francês até rende algumas risadas, mas tem problemas e clichês suficientes para não jogarmos tanto confete quanto ele tem recebido

publicado 29/05/2018 por LUISA TOLLER

É a primeira vez nesta coluna que escrevo para problematizar algo. Respiro fundo, crio coragem e peço a paciência de vocês.

Desde que me disse publicamente feminista e passei a escrever sobre o tema tenho recebido muitos textos, recomendações de exposições, filmes, livros e vivenciado boas discussões (e adorando isso).

Por isso, assim que ouvi de amigas “você precisa ver Eu não sou um homem fácil [Je ne suis pas un homme facile]” me prontifiquei a assistir – e confesso que com certa expectativa. O filme rendeu algumas risadas, mas também uma grande inquietação sobre o quanto as pessoas, críticas e blogs o tem celebrado. Achei demais.

Comecemos pela proposta: inversão da dominação de gêneros para gerar empatia pela luta feminista e conscientizar o público sobre o quanto o machismo está presente em nosso cotidiano.

*Alerta de spoiler*
Produção francesa da Netflix, escrito e dirigido por Éléonore Pourriat, a trama trata de um personagem clássico machista que objetifica e subestima as mulheres no trabalho e nas relações que de repente bate a cabeça e acorda em uma nova realidade em que o sexo feminino é o dominante.

A partir daí obviamente ele vive um choque experimentando o que vivem as mulheres diariamente: pressões estéticas, assédios, subestimações, relacionamentos abusivos e até “sororidade invertida” por ver seu pai e amigos sofrerem as mesmas opressões.

Vamos partir do princípio de que o humor construído nos detalhes da trama propõe uma conscientização do público espectador, e que isso ajuda a abrir o debate feminista para mais pessoas – o que já não acredito muito, porque quem deveria assistir não se dará o trabalho em clicar e se prontificar a assistir.

Então pulo para o que achei problemático o suficiente para não jogarmos tanto confete.

Em primeiro lugar, mesmo trocando os gêneros nos lugares opressor(a)/oprimida(o) mantém-se os estereótipos do que é ser feminina e masculino com muitos clichês: as relações com corpo, comida, estética, sexo, emotividade, dinheiro, família, tudo sempre partindo de uma referência elitista, branca e estável financeiramente.

Além disso, apesar do filme mostrar exemplos práticos de assédio e imposições estéticas que vivemos diariamente, é muito importante entendermos que o machismo é bem mais violento do que é mostrado.

Estupro, feminicídio, violência doméstica e o não direito ao próprio corpo são questões urgentes que os movimentos feministas escancaram e lutam contra. Senti falta destas questões e achei que a discussão ficou na superfície.

Talvez porque a inversão dos papéis com manutenção dos corpos limite e fique difícil falar sobre aborto, direitos reprodutivos e estupro como uma prática de dominação histórica.

Faltou também falar sobre a interseccionalidade. O machismo não afeta as mulheres da mesma maneira – nem no Brasil, nem na França.

O recorte de raça, classe, etnia, sexualidade e identificação de gênero precisa entrar nas discussões ou não vamos conseguir grandes transformações.

Dito isto, reforço que meu texto não propõe boicotes tampouco sugere que o filme não seja visto. Apenas lanço questões que podem servir de reflexão enquanto se assiste.

Na minha crítica, a bonequinha está sentada, olhando pra tela, sem aplaudir.

Um comentário:

  1. Respeito sua colocação, mas seria preciso uma série com várias temporadas para retratar todo o que você colocou, e não apenas um filme.

    O machismo retratado ali é algo que acontece diariamente, de forma sutil e muitas vezes nos coloca reféns de uma situação que não escolhemos (sair para tomar um drink sozinha e sermos necessariamente e sempre assediadas, só para dizer de uma situação do filme).

    Achei que o filme retrata muito claramente como o sexismo atua na sociedade (cargos de secretária são para mulher, homens não sabem passar roupa, etc...)

    Mostra como o mercado publicitário estereotipa comerciais voltadas para homens (sexo e virilidade) e mulheres (apenas beleza para ser vista para alguém).

    E por fim, faz refletir (pelo menos foi essa a impressão que eu tive) de questões que eu vejo serem levantadas por muitas mulheres (tolerar uma traição com medo de não ficarem sozinhas na velhice), algo que eu nunca vi nenhum amigo homem sequer relatar, nem mesmo os meus amigos os que eu converso absolutamente sobre tudo.

    ResponderExcluir