2 838453 13385167 S Braswell 300x204 Avós estão mais presentes na vida dos netos, aponta pesquisa
Os avós têm passado cada vez mais tempo com seus netos. A partir dos 70 anos eles ficam passam cada vez mais tempo com as crianças, mostra estudo europeu sobre o tema.

A pesquisa foi feita por pesquisadores noruegueses liderados por Knud Knudsen e descobriu que cada vez mais os avós estão presentes na criação e na fase de crescimento dos netos, principalmente quando os pais são mais jovens.
“As avós são as que mais se envolvem, inicialmente. Mas com o tempo homens e mulheres idosos ficam cada vez mais presentes no dia a dia das crianças”, explica o pesquisador da Universidade de Stavanger. “Quanto mais velhos, maior essa presença”.
Normalmente, aponta o estudo, os finais de semana são o principal dia da semana em que os avós se envolvem nas rotinas infantis, afirma o estudo feito com mais de 5 mil avós com idade entre 60 e 85 anos em 11 países diferentes.
“Mas para os homens o papel de avô fica mais fácil quando eles ainda estão acompanhados de suas esposas, por exemplo. Eles afirmam se sentir mais confortáveis nessa equação quando seu núcleo familiar principal envolve as mulheres”, diz o Knudsen.
Isso, diz o pesquisador, se dá principalmente porque as mulheres têm um contato mais amplo com a família toda. São elas que mantêm os laços afetivos mais ativos. Isso inspira os avôs a assumirem seus papéis e responsabilidades. Quanto mais velhos mais essa variável: sem a esposa eles acabam se isolando mais, o que é outro dado interessante da pesquisa.
“Isso é muito bom para toda a família. A saúde de todos parece ficar melhor e a comunicação entre os membros é mais ativa quando os avós estão envolvidos nesse processo”, diz o pesquisador. “Para os pais que estão cada vez mais envolvidos com suas vidas profissionais isso também é muito bom. E para as crianças ter alguém que seja um modelo de regras sociais mais próximo é igualmente positivo”, completa o autor do estudo publicado no periódico Acta Sociologica.