Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 25 de novembro de 2012


Plano Juventude Viva será apresentado à sociedade civil

A Secretaria-Geral da Presidência da República e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) apresentarão o Plano Juventude Viva aos representantes de entidades e conselhos, nos dias 27 e 28 de novembro. As ações do Plano incluem programas e iniciativas voltados à redução da vulnerabilidade da juventude negra à violência e à garantia de seus direitos. Na manhã do dia 28, será realizada reunião com a sociedade civil para definição dos próximos passos da estratégia de implementação do Plano, tais como a constituição da Rede Juventude Viva.
Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) das 49.932 vítimas de homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% pretos e pardos e 91,3% do sexo masculino.
 
Prevenção - O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, criando oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia; a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídios. Outro eixo de atuação é o aprimoramento da atuação do Estado no enfrentamento ao racismo institucional e na sensibilização dos agentes públicos para a questão. O Plano começou a ser implementado em Alagoas em setembro deste ano e será expandido para outros cinco estados no primeiro semestre de 2013.
 
O Juventude Viva foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis; do movimento negro, de representantes do Hip Hop, de especialistas em segurança pública e pelos diálogos com atores governamentais, nas esferas federal, estaduais e municipais. A execução envolve, além da Secretaria-Geral e a Seppir, os ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte, em conjunto com os estados, municípios, sociedade civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros parceiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário