Ligue 180, da SPM, subsidia estudos do IBGE
Dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 são utilizados pela Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2012 no estudo sobre a violência contra a mulher
A Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2012, divulgada na quarta-feira (28/11), pelo IBGE, se baseou nos dados da Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM, para o estudo da violência contra a mulher. A SIS, deste ano, inovou ao tratar da proteção social e direitos humanos, abordando questões como a violência doméstica e familiar, entre outras.
A divulgação dos dados do Ligue 180 e o estudo da violência contra a mulher no Brasil, por um dos maiores institutos de pesquisas do país, foi saudado pela secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Aparecida Gonçalves. “Isso representa um grande avanço e mostra que esse tipo de violência está despertando o interesse de quem realiza estudos sobre a situação da população brasileira”, destacou Aparecida Gonçalves
Em 2011, a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 registrou 75 mil relatos de violência contra a mulher. Destes, cerca de 60% foram de violência física, 24% violência psicológica e 11% de violência moral. Na maioria dos casos, o agressor era o companheiro(a), cônjuge ou namorado(a) (74,6%); a mulher relacionava-se com o agressor há 10 anos ou mais (40,6%); a violência ocorria desde o início da relação (38,9%) e sua frequência era diária (58,6%). Em 52,9% dos casos, as mulheres percebiam risco de morte e, em 2/3 das situações, os filhos presenciavam a violência (66,1%). Confira aqui os dados do balanço semestral 2012 do Ligue 180.
SIS 2012 - A Síntese de Indicadores Sociais, deste ano, tratou, pela primeira vez, da proteção social e direitos humanos, abordando questões como a violência contra a mulher, a representatividade feminina nas instâncias políticas, condições precárias de trabalho, entre outras, com dados de diversos órgãos do Governo Federal, além das pesquisas do IBGE.
A SIS faz uma análise das condições de vida da população brasileira, tendo como fonte principal de informações a PNAD 2011, outras pesquisas do IBGE, e traz avanços na utilização e análise de registros administrativos de órgãos federais, como os da SPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário