Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


No Dia Mundial de Luta contra a Aids, ato reúne mulheres em Brasília

Entre as atividades, está programada caminhada com mulheres soropositivas, jovens, gestantes, esportistas e da terceira idade
No Dia Mundial de Luta contra Aids (1º/12), ações de prevenção e conscientização serão realizadas em Brasília. O ato inclui caminhada, teste rápido e enquete para incentivar o diagnóstico precoce do HIV e das hepatites virais, com sigilo e confidencialidade do teste. O evento acontece neste sábado, a partir das 9h, no Parque da  Cidade. É realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Fundo de População das Nações Unidas  (UNFPA), Secretaria de Estado de Mulher do Distrito Federal, Secretaria de Saúde do DF, Ministério da Saúde e Embaixada dos Estados Unidos.
De acordo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no último dia 20 de novembro, entre as 27 capitais, Brasília aparece como a 25ª colocada, com incidência de 19,5 pessoas portadoras do vírus HIV em cada 100 mil habitantes. Das 530 mil pessoas portadoras de HIV em nível nacional, a prevalência do vírus é maior em homens com idade entre 15 a 49 anos, sendo que a proporção é de 15 homens para cada 10 mulheres infectadas. O estudo tem como base o ano de 2010 e mostra ainda o aumento da cobertura do teste entre as gestantes, que em 2006 era de 60% e em 2010 chegou a 80%. Apesar do número de mulheres infectadas ser  menor em relação ao número de homens com o vírus, 13 mil novos casos são registrados ao ano.
Camisinha feminina - A enquete que será realizada durante o ato, terá como principal objetivo medir o grau de conhecimento e satisfação da camisinha feminina. Para isso, uma equipe com 10 servidoras aplicará um questionário com 180 mulheres, usuárias ou não, que ganharão um preservativo e ainda terão a oportunidade de fazer o teste rápido na unidade móvel oferecida pela Embaixada dos Estados Unidos, instalada ao lado do Quiosque do Atleta do Parque da Cidade.
Para fechar o evento, a caminhada reunirá a comunidade feminina do DF, entre elas as soropositivas, jovens, gestantes, esportistas e mulheres da terceira idade. Estão confirmadas as presenças do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa; do embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon , da secretária de estado da Mulher, Olgamir Amância e do Administrador de Brasília, Messias de Souza.
Ato pelo Dia Mundial de Luta contra Aids
Data: 1 de dezembro de 2012 (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Quiosque do Atleta -  Parque da Cidade -  Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário