De 29 de novembro a 2 de dezembro será realizada em São Paulo, a 5° edição do ENTRETODOS – Festival de curtas de Direitos Humanos. Com eventos previstos em 23 pontos da capital paulista, o festival conta com a exibição de mais de 31 curtas com temas relacionados aos direitos humanos. No programa da mostra também estão previstas palestras e bate papos com artistas e diversas oficinas complementares.
Os filmes exibidos pela 5a edição do  Festival estão divididos em categorias, sendo elas:  Mostra Infantil, EntreTodos Especial, Espaços, Códigos, Paralelos, Diálogos e Atalhos. Ao longo dos três dias de festival os filmes exibidos abordarão  temas  como homossexualidade, migração, habitação e espiritualidade. Os curadores Jorge Grinspum e Manuela Sobral,  selecionaram curtas-metragens de diversos formatos, incluindo filmes gravados com celular para participar do evento. Os vídeos estarão competindo pelas categorias de melhor curta, melhor roteiro, visão social e  melhor diretor . O júri será formado pelos cineastas Hector Babenco e  Julia Murat, pelo jornalista Ubiratan Brasil,  a roteirista Beatriz Bracher, o poeta Binho, a socióloga Vera Cardim,  o diretor executivo da Buriti filmes Marcos Barreto e por Fábio Eon, representante da Unesco.
Os temas apresentados serão aprofundados em mesas de discussão, com a participação da  especialista da Comissão de Direitos Humanos, Laura Masca e da especialista da Global Commision for Drugs, Rebeca Lerner, entre outros.
Atividades paralelas
"A Galinha que Burlou o Sistema ", filme que integrará o festival
O Festival ENTRETODOS promoverá também atividades paralelas à sua programação principal. Entre elas estão algumas oficinas,  como a oferecida pelo diretor Anderson Cardoso,  sobre vídeos e produção de curtas-metragens. Esta oficina acontece de 29 de novembro ao dia primeiro de dezembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) unidade Formosa.
Paralelamente, o espaço Matilha Cultural, além da exibição dos curtas, receberá uma programação especial de longas seguida de debates com os diretores. No Matilha serão exibidos: “Quebrando o Tabu” de Fernando Grostein, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel,   “Mariguella” de Isa Grispum Ferraz, “Pixote – a lei dos mais fracos” de Hector Babenco, “Cortina de Fumaça” de Rodrigo Mc Niven e “DMT – A Molécula do Espírito” de Mitch Schultz.
O evento tem como objetivo  descentralizar as informações e discussões acerca dos direitos humanos. Para isso, as projeções serão espalhadas pela cidade, bem como intervenções, exposições, shows e saraus. Segundo a curadora Manuela Sobral, a ideia é possibilitar que todos participem das atividades culturais sem usar carro ou pegar transporte público.
O festival é uma realização da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo (CMDH) e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em parceria com os Núcleos de Direitos Humanos das Subprefeituras de São Paulo, com a UNICEF, a UNESCO, a Imprensa Oficial e a Estate produções.
Serviço:
ENTRETODOS 5  – Festival de curtas de Direitos Humanos
Quando: 29/11 a 02/12/2012
Mais informações: www.entretodos.com.br
Matilha cultural  – http://www.matilhacultural.com.br/