Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Discurso de Agradecimento proferido por Mirian Faury, pela homenagem às ex-presidentas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Campinas, pelos 20 anos de existência do Conselho.


Prezadas/os,

Autoridades do município – na pessoa do Sr Secretário da Cidadania, Assistência e Inclusão Social;
Companheiras do atual Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/Campinas;
Ex-participantes do Conselho;
Responsáveis pelas instituições às quais as participantes são ou eram vinculadas;
No meu caso, os dirigentes da PUC-Campinas, cujas reitorias e direções de curso – especialmente da Faculdade de Serviço Social - nestes anos todos, apoiaram as representantes da instituição neste conselho;
Presentes ao evento;
Amigas e amigos;

Cumprimentos especiais a Vanda Russo e Maria Erlinda, companheiras de homenagem, companheiras de lutas, com quem privei das alegrias, dificuldades, conquistas, nesta caminhada de mulheres rumo a um mundo mais justo e menos desigual.
20 anos de existência, e somos jovens, numa luta secular!

Neste momento, gostaria de lembrar que a luta começou com um grupo de mulheres feministas, daqui de Campinas, que lutavam pelo feminismo, definido por Andrée Michel, socióloga francesa, como o movimento social, que luta pela extensão dos direitos sociais às mulheres.

Para dar maior concretude à luta, organizar melhor propostas e reivindicações, a ideia era criar um conselho representativo das mulheres do município, que reunisse mulheres oriundas das mais diversas instituições e movimentos, para pensar propostas e lutar por elas, pelas causas das mulheres.
Na época lembro que algumas bandeiras de luta eram: nosso corpo nos pertence, quem ama não mata, para trabalho igual salário igual.

Este foi nosso início.

Contamos com a sensibilidade e apoio de um grupo de mulheres vereadoras que embora de partidos diferentes, e num belo exemplo de compromisso social, colocaram a causa das mulheres acima e em primeiro lugar apresentando e votando a proposta de lei de criação do conselho: Arita Petená, Célia Leão, Wanda Russo.

Lembro também com saudades e com as minhas sinceras homenagens e reconhecimento, de uma das grandes animadoras da causa, que foi a antropóloga da UNICAMP, sra. Maria José Taube, uma das fundadoras do SOS Ação Mulher/Família – sem sua contribuição, participação apaixonada embora discreta, ativa e empenhada, este conselho provavelmente não existiria. 

Particularmente, lembro ainda que durante a nossa gestão, conseguimos que começasse a funcionar a Casa SARA M – abrigo de mulheres vítimas de violência e seus filhos. Tivemos também, trabalhos próximos e em colaboração com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e o Conselho Estadual da Condição Feminina – e com algumas mulheres intelectuais e militantes – cito algumas: Eva Blay, Ruth Cardoso, Danda Prado, Rosiska Darcy de Oliveira, Maria Aparecida de Laia.

Neste momento gostaria de lembrar que nossas lutas não terminaram, talvez não terminem nunca.

Temos que pensar em atrair as novas gerações para a causa, colocar algumas questões que afligem as mulheres de Campinas, na pauta e com prioridade. Cito a questão da creche, saúde da mulher, empregabilidade, violência, participação e representação política entre outras mais.

Estou muito feliz com esta festa de aniversário – que venham outras e que possamos comemorar mais aniversários e mais conquistas!

Com muita honra, agradeço a homenagem, desejando que entre as várias bandeiras que tremulam em Campinas, esteja a nossa, de cor LILÁS!

Saudações Feministas.

Obrigada.

Campinas, 23 de novembro de 2012.

Profa. Dra. Mirian Faury
Ex-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher / Campinas.



Atualmente, Mirian Faury integra o Conselho do SOS Ação Mulher e Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário