SPM faz debate “Brasil feito por elas” na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Situação das trabalhadoras rurais será abordada pela assessora especial Raimundinha Mascena no próximo sábado (24/11), no Rio de Janeiro
A participação das mulheres nas áreas de desenvolvimento agrícola estará em debate no próximo sábado (24/11), na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O tema será explorado na arena “Diálogos Brasil Rural” e terá a presença da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). A assessora especial para Mulheres do Campo e da Floresta, Raimunda Mascena, tratará da realidade das trabalhadoras rurais no painel “O Brasil feito por elas”.
Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a feira foi aberta na quarta-feira (22/11), no Rio de Janeiro, e teve a presença da secretária nacional de Autonomia Econômica das Mulheres, da SPM, Tatau Godinho.
No evento, a produção agrícola feminina pode ser conferida no espaço Organização Produtiva das Mulheres, que faz parte da estrutura preparada para receber, aproximadamente, 150 mil pessoas durante os cinco dias de feira, que terminará no domingo (25/11).
Além de 650 expositores que comercializam seus produtos no local. No Espaço Gastronômico, estão expostos pratos e bebidas típicos de cada região do país. Na Praça da Sociobiodiversidade, são exibidos artigos de artesanato, comidas e cosméticos de matérias-primas da biodiversidade e bioma da Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
O estande Talentos do Brasil Moda traz acessórios e roupas produzidas por artesãos rurais de 12 estados. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a expectativa é superar o volume de negócios de R$ 9 milhões da sua última edição no Rio, em 2009, alcançando agora R$ 15 milhões.
Produção de orgânicos - Durante a abertura da Feira, será lançada a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, com o objetivo de ampliar a produção e o consumo consciente de produtos com os selos de orgânicos, da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica. Como parte dela, o MDA pretende levar esses produtos à Copa do Mundo de 2014. A ideia é vender alimentos, bebidas, cosméticos e artesanatos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros espaços comerciais das cidades brasileiras que receberão os jogos.
8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Data: 21 a 25 de novembro de 2012
Local : Marina da Glória - Rio de Janeiro/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário