Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 8 de dezembro de 2012


Judiciário participa de mobilização para combate à violência

Projeto piloto de combate à violência contra a mulher foi lançado nesta quinta-feira (6/12), em Fortaleza. A iniciativa consiste num trabalho conjunto da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Na programação constam palestras e apresentações culturais, além da premiação dos alunos que se destacaram com as melhores redações e frases sobre o tema “Violência doméstica e familiar”. A campanha, que teve início no último dia 23, envolve representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

A mobilização tem como foco os moradores de Messejana. De acordo com o Observatório de Violência contra a Mulher (Observem), que funciona junto à Uece, o bairro foi apontado como de maior incidência de violência praticada contra o público feminino, em 2012.

“Diante da constatação, decidimos desenvolver, em parceria com várias entidades, uma ampla divulgação de conscientização visando prevenir e combater esse tipo de violência”, afirmou a desembargadora Francisca Adelineide Viana, que preside a Coordenadoria.

Foram confeccionados cartões e cartilhas que serão distribuídos nas igrejas, feiras, hospitais e no terminal de ônibus do bairro. Entre os órgãos envolvidos estão o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, a Associação Cearense de Magistrados (ACM), os Núcleos de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Ceará, de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública do Estado e do Observatório de Violência Contra a Mulher.

A iniciativa faz parte da Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que tem como tema: “Combata! A Violência Contra a Mulher é Crime”. A ação surgiu a partir do movimento internacional “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”, que promove, no mês de novembro, manifestações de não violência à mulher em vários países.

Do TJCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário