2 1206661 25957521 Hector Landaeta 300x197 Menopausa: técnicas de relaxamento ajudam a controlar sintomas
Mulheres que participaram de sessões de relaxamento conseguiram diminuir em até 50% os episódios das chamadas ondas de calor, sintoma típico da menopausa.

Os resultados são de uma pesquisa sueca feita pela Universidades de Linkoping que tentou amenizar as ondas de calor causadas pelo final da vida fértil das mulheres e que causam desconforto e suor excessivo, além de contribuir para mais episódios de insônia, outro problema colateral relacionado com a condição.
O tratamento de controle desses sintomas é feito normalmente com reposição hormonal, mas diversos estudos já alertaram para o aumento do risco de câncer de mama e doenças cardiovasculares nessas mulheres. A estratégia sugerida pela equipe de Nedstrand Linch-Astrand observou como a acupuntura, atividades físicas e o relaxamento poderiam melhorar esses sintomas, diminuindo a necessidade de fármacos.
A pesquisa começou em 2007 e acompanhou mais de 60 mulheres que tinham episódios de ondas de calor mais de 50 vezes na semana.
“Relaxar os músculos e aprender a respirar melhor ajudou no controle dos níveis de estresse do corpo, melhorou a memória, diminuiu a ansiedade e aumentou a sensação de felicidade nessas mulheres, o que parece ter contribuído para a diminuição desses episódios de ondas de calor em até 50%. No grupo controle, que somente participou de sessões de terapia esse índice chegou a pouco mais que 10% “, explica o autor do artigo publicado no periódico Menopause.
“Esperamos ter contribuído para uma nova estratégia que ajude os médicos a melhorarem os sintomas da menopausa em mulheres adultas e que diminua a necessidade de repositores hormonais, que podem piorar a saúde delas no longo prazo”, diz Linch-Astrand.
por Enio Rodrigo