Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Ministra Eleonora recebe, a partir desta 2ª feira, altas autoridades da mulher do Mercosul

03/12 - Ministra Eleonora recebe, a partir desta 2ª feira, altas autoridades da mulher do Mercosul
Visite o site www.mercosurmujeres.org/pt

Em Brasília, de 3 a 5 de dezembro, evento debaterá as diretrizes de política de gênero para a região, entre outros temas. Por meio da SPM, Brasil ocupa a presidência Pro Tempore da RMAAM, organismo de integração regional e de construção das políticas para as mulheres no âmbito do Mercosul
Acompanhe aqui transmissão ao vivo, pela internet, da cerimônia de abertura 

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), preside a partir desta segunda-feira (03/12) a 2ª Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM). O encontro terá abertura oficial, às 19h, no auditório Vladimir Murtinho do Palácio Itamaraty, em Brasília. A partir deste horário, estará disponível transmissão ao vivo pela internet. Clique aqui para acompanhar o evento pelo meio on-line.

Estão confirmadas as presenças da diretora do Instituto Nacional das Mulheres do Uruguai (mais alto órgão da mulher daquele país), Beatriz Ramirez, diretora da Representação Especial para Assuntos da Mulher da Mulher da Chancelaria Argentina, María Julia Rodríguez, vice-presidenta do Instituto Nacional da Mulher, Judith López Guevara, e a embaixadora Vera Machado, subsecretária-geral de Assuntos Políticos do Itamaraty, além de representantes e equipes técnicas dos países associados. 

Também estarão presentes representantes de organizações regionais do movimento feminista e de mulheres credenciadas junto à RMAAM, a exemplo do Fórum de Mulheres do Mercosul e da Articulação Feminista Marcosur.

Durante a abertura, serão premiados os vencedores do concurso regional de audiovisuais “Paridade é igualdade” sobre participação política das mulheres, com a apresentação de 11 vídeos. Desses, dois foram premiados nas modalidades voto popular e o outro escolhido por uma comissão de juradas. Na ocasião, haverá o lançamento da revista do Observatório Brasil de Igualdade de Gênero, vinculado à SPM.

Articulação regional As ministras e altas autoridades vão debater, nos dias 4 e 5, no Itamaraty, entre outros temas, a proposta de diretrizes de política de gênero para a região, o projeto “Fortalecimento da institucionalidade e da perspectiva de gênero no Mercosul” e a estrutura administrativa da RMAAM frente à finalização desse projeto. 

Outro ponto em debate será a atuação articulada da RMAAM nos diferentes eventos previstos na agenda internacional, entre eles, a “I Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe”, a “XII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe” e a  “57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (ONU)”. 

Mesas técnicas – No dia três de dezembro, serão realizadas duas mesas técnicas com a equipe de especialistas dos ministérios e das instâncias de mulheres dos países do Mercosul. A primeira mesa debaterá “Violência de gênero” e a segunda tratará do tema “Gênero, trabalho e integração econômica”.

Sociedade civil - Em paralelo, nesse mesmo dia, acontece o seminário “Do combate à pobreza às políticas públicas de igualdades: um debate pendente”, no hotel Phenícia Bittar, Setor Hoteleiro Sul, Quadra  Bloco J. O evento é uma realização conjunta do Cfêmea, SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, do Cotidiano Mujer (Uruguai), Centro de Documentación y Estudio (CDE, Paraguai) e Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo (ALOP, México).

Serão apresentados os estudos uruguaio e brasileiro sobre as políticas de combate à pobreza e os desafios da igualdade e debatidas as estratégias feministas para avançar nas políticas de igualdade. Os resultados desse Seminário vão ser apresentados na RMAAM

RMAAM – O organismo de integração regional e de construção das políticas para as mulheres no âmbito do Mercosul, a Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM) foi criada em dezembro de 2011, dando continuidade à Reunião Especializada da Mulher (REM), criada em 1998. Ao todo, com a deste ano, já foram realizados 27 encontros.

A Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher acontece a cada semestre e a sua coordenação segue a ordem de alternância da Presidência Pro Tempore do Mercosul. Atualmente, a Presidência está com o Brasil.

Confira mais informações sobre a RMAAM no endereço: www.mercosurmujeres.org/pt/

2ª Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM)
Data: 3 a 5 de dezembro de 2012 (abertura do encontro em 3/12, às 19h)
Local: Palácio do Itamaraty (Esplanada dos Ministérios - Bloco H) – Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário