Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


ONU marca Dia dos Direitos Humanos pedindo mais participação popular

Ouvir Baixar
Em mensagem, Secretário-Geral lembrou que, em muitas partes do mundo, mulheres ainda estão subrepresentadas na política e indígenas continuam sofrendo discriminação.
Ban Ki-moon
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Neste 10 de dezembro, as Nações Unidas estão celebrando o Dia dos Direitos Humanos. Neste ano, o tema é a ampliação da participação na vida pública.
Em mensagem sobre o Dia, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, disse que todos têm o direito de serem ouvidos e de participarem de decisões que afetam as suas comunidades.
Parlamentos
Para Ban, ainda que na maior parte do mundo, as mulheres já possam votar, elas ainda são minoria ou estão subrepresentadas nos Parlamentos e outros lugares de decisão.
Ele lembrou também a questão dos indígenas que ainda sofrem discriminação em várias partes do mundo.
Nesta entrevista à Rádio ONU, em Nova York, Tuwe Huni Kuĩ, do Acre, contou que está aprendendo inglês para aumentar a voz do povo dele, Huni Kuĩ, em espaços internacionais.
Articulações
"Pensando no empoderamento e na autonomia, a gente quer aprender o inglês usar como ferramenta de trabalho nas nossas articulações políticas, que a gente vem fazendo a nível nacional e internacional. Para levar esta mensagem do nosso povo melhor do nosso trabalho para o mundo de fora."
O Secretário-Geral afirmou que minorias religiosas e étnicas continuam sofrendo com preconceito. Em várias regiões, as conquistas democráticas estão sendo alvos de ameaças.
Ban Ki-moon defendeu a livre participação dos cidadãos para concorrer a cargos públicos e ter acesso a serviços do setor, sem barreiras.
E encerrou dizendo que a lei internacional é clara: a voz de todos deve contar sem importar quem seja a pessoa, de onde ela venha ou viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário