Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 9 de novembro de 2013

Nova heroína da Marvel será uma adolescente muçulmana

A personagem, filha de imigrantes paquistaneses, terá revista própria e assumirá o uniforme de uma personagem clássica da editora americana

REDAÇÃO ÉPOCA

Khamala Khan é uma adolescente de 16 anos, muçulmana, cujos pais nasceram no Paquistão. Além disso, é também a mais nova super-heróina dos quadrinhos. A partir de fevereiro, a editora americana Marvel, responsável por títulos como O Homem- Aranha e X-men, colocará nas bancas uma nova versão de uma heroína clássica, a Ms. Marvel. Khamala assumirá o uniforme, terá revista própria, e será uma das primeiras personagens da casa a ser muçulmana e mulher.

Por causa da idade e origem, é fácil associar Khamala à Malala Yousafzai, a garota paquistanesa de 16 anos baleada pelo Talebã. Por seu ativismo em favor do direito das mulheres ao estudo, Malala foi uma das indicadas ao prêmio Nobel da Paz este ano. De acordo com a Marvel, a inspiração foi outra. A ideia para a história surgiu durante uma conversa entre dois editores da Marvel, Sana Amanat e Steve Wacker. Amanat contava histórias de infância e falava das particularidades de ser uma adolescente muçulmana nos Estados Unidos. Suas histórias pessoais foram o gatilho para a criação da personagem. As histórias serão escritas pela roteirista muçulmana G.Willow Wilson. “Estou extremamente animada com este projeto”, escreveu Wilson ontem à noite em seu blog pessoal.

A criação de Khamala faz parte de um esforço empreendido pelas editoras de quadrinhos americanas para aumentar a diversidade étnica e de gênero em suas revistas. A maioria dos super-heróis em destaque nos quadrinhos, apesar das variações de poderes e origens, são parecidos por baixo da máscara. Basta tirar o disfarce para encontrar a mesma descrição: um homem americano branco.

Para fugir a esse vício, Marvel e DC vêm diversificando seu quadro de personagens. Na semana passada, a DC Comics anunciou a criação de uma super-heróina nativo americana. Nos x-men, a mutante Pó é uma adolescente muçulmana nascida no Afeganistão. A tendência não é nova – desde a década de 1970, os X-Men são conhecidos por sua equipe multiétnica. A grande novidade com Khamala é o destaque dado à personagem.

Khamala substituirá a veterana Carol Danvers, que ocupa o posto de Ms.Marvel desde 1968, quando foi criada pelo roteirista Roy Thomas e o desenhista Gene Cole. Ao longo de quase 50 anos de histórias, Carol se tornou uma das personagens clássicas da editora, ao capitanear título próprio, participar de histórias dos X-Men, e assumir um posto como membro dos Vingadores. Desde o ano passado, Danvers aposentou o nome, para assumir o título de Capitã Marvel.

Na história, Khamala assume o codinome por ser fã da antiga Ms. Marvel. “A Ms. Marvel representa um ideal pelo qual Khamala almeja”, disse Wilson em uma entrevista ao jornal The New York Times. “Ela é forte, bonita e não carrega a pecha de ser paquistanesa e ‘diferente’”.

Além dos vilões de sempre, a garota terá de enfrentar problemas domésticos. O irmão mais velho de Khamala é extremamente conservador, a mãe teme que a filha fique grávida e o pai apenas quer que a menina estude para se tornar médica. Segundo Wilson, a intenção é mostrar como Khamala lida com sua herança cultura ambígua, sendo uma adolescente americana criada em uma família paquistanesa. Desafios parecidos com os que Amanat, a editora que idealizou a personagem, enfrentou enquanto crescia. 


Khamalan Khan é a nova heroína mulçumana da Marvel (Foto: AP)
Khamala Khan, segunda da esquerda para a direita, com o irmão,
o pai Yusufi, a mãe Misha e o amigo Bruno (Foto: AP) 
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/11/nova-heroina-da-marvel-sera-uma-adolescente-muculmana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário