Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 5 de janeiro de 2014

Mulheres na linha de frente do crime

Disque-Denúncia dá recompensa pela prisão de 32 acusadas de vários crimes, a maioria por tráfico

HERCULANO BARRETO FILHO

RIO - ATRÁS DE TODO GRANDE HOMEM EXISTE UMA GRANDE MULHER, PREGA O DITADO POPULAR. A IDEIA PARECE TER SIDO ADAPTADA POR BANDIDOS E REFLETE O AUMENTO DE MULHERES COM UM PAPEL CADA VEZ MAIS DECISIVO NAS QUADRILHAS QUE DOMINAM FAVELAS DO RIO E QUE SÃO PROCURADAS PELO DISQUE-DENÚNCIA (2253 -1177). HÁ OFERTA DE RECOMPENSA POR INFORMAÇÕES SOBRE O PARADEIRO DE 32 DELAS.

A MAIORIA É ACUSADA DE ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS EM COMUNIDADES CARENTES. É O MAIOR ÍNDICE DE PROCURADAS DESDE A INAUGURAÇÃO DO SERVIÇO, HÁ 13 ANOS. “ANTIGAMENTE, ESSAS MULHERES ERAM LIGADAS EMOCIONALMENTE AOS TRAFICANTES. HOJE, TRABALHAM NO TRÁFICO E EM POSIÇÕES DE DESTAQUE”, OBSERVA ZECA BORGES, COORDENADOR DO DISQUE-DENÚNCIA.

A HISTÓRIA DO TRAFICANTE ALEXANDRE BANDEIRA DE MELO, O PIOLHO, COMPROVA. EM ABRIL DO ANO PASSADO, O CHEFÃO DO TRÁFICO NO MORRO DO DEZOITO, EM ÁGUA SANTA, FOI PRESO EM JACAREPAGUÁ COM A MULHER, RENATA MARTINS CAVALARE.

Renata Martins Cavalare, mulher de Piolho, foi presa com ele em Jacarepaguá, em abril do ano passado
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia

MAS ELA NÃO ERA A ÚNICA NA VIDA DE PIOLHO. NUMA TENTATIVA DE RESGATAR O TRAFICANTE NO FÓRUM DE BANGU, HÁ DOIS MESES, QUE CULMINOU COM A MORTE DE CRIANÇA DE 8 ANOS E DE UM PM, A PARTICIPAÇÃO DE UMA MULHER SERIA DECISIVA.

A professora de Educação Física Marcele Rosângela Leon Rosas, que seria amante do traficante, segundo a polícia, levaria arma até o criminosos. O plano foi contado pelo próprio Piolho à Divisão de Homicídios. Na noite de 20 de dezembro, Marcele foi presa em Piedade. Mas resistiu à captura e tentou lutar com agentes da Polinter. Algemada, ela exibia tatuagem com o nome do bandido no pulso direito.

Em 2009, o Disque-Denúncia ofereceu R$ 1 mil por informações sobre Andrea de Carvalho Padilha e seu amante, Sebastião Alexandre Dantas, condenados pela morte do sargento do Exército Alexsandro Brito Padilha, executado com dois tiros na cabeça numa emboscada, em 2001.

Em setembro de 2011, a advogada gaúcha Heloísa Borba Gonçalves, a Viúva Negra, também entrou na lista. Ela foi condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato do marido, a marretadas. Ela tem o maior valor de recompensa do Disque-Denúncia: R$ 11 mil.

Substituição de Celsinho

A relação de confiança entre chefões do tráfico e suas mulheres não é uma postura só de Piolho. A mulher do traficante Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, preso há 12 anos, tem ‘status’ no tráfico de drogas. Há três anos, Deise Mara de Souza Rodrigues assumiu o comando do tráfico na Vila Vintém, segundo a polícia. Ela está foragida desde maio de 2011, quando teve prisão preventiva decretada pela 4ª Vara Criminal.

A morte não põe fim ao elo entre o traficante e a mulher. Natália Rodrigues e Alessandra Pinto Pinheiro, mulher e amante de Márcio Sabino Pereira, o Matemático, morto em maio de 2012, foram presas, acusadas de lavagem de dinheiro e associação para o tráfico. São suspeitas de integrar bando que lavava dinheiro com compra de imóveis do Minha Casa, Minha Vida. O número de mulheres procuradas aumenta, e o de presas, diminui. O Sistema Integrado de Informações Penitenciárias registrou 1.786 detentas em dezembro de 2011. Um ano depois caiu: 1.685.

Nenhum comentário:

Postar um comentário