Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 12 de abril de 2019

72% dos artigos científicos publicados no Brasil foram produzidos por mulheres

Hypeness
por: Gabriela Glette

Entre 2014 e 2017, o Brasil publicou cerca de 53,3 mil artigos, dos quais 72% foram assinados por mulheres. Este é um dado que não impressiona, já que elas são a maioria no ensino superior – incluindo mestrado e doutorado, porém choca. Apesar de estudarem mais, as mulheres continuam ganhando menos e sendo a minoria em cargos no ensino superior.
artigos científicos mulheres 1
O estudo foi realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que analisou o conteúdo presente na Web of Science, um banco de dados que reúne mais de 20 mil periódicos internacionais. Além das mulheres estarem produzindo mais ciência, também são a maioria de bolsistas da Capes – autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e matriculadas no ensino superior, representando 57,2% dos estudantes.
artigos científicos mulheres 2
No entanto, dos 384.094 docentes da educação superior em exercício, apenas 45% são mulheres. A disparidade também está nas áreas de atuação. Enquanto nas ciências biológicas elas são maioria, os cursos de engenharia costumam ser majoritariamente formados por homens. Como afirma Maria Cristina Tavares – professora de Engenharia Elétrica e Computação na Unicamp: “O país perde quando não trabalha essa diversidade e todos esses olhares”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário