Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Primeiro registro de um buraco negro se deve à uma cientista de 29 anos

por: Redação Hypeness
O mês de abril entra para a história como um dos mais importantes da ciência em todos os tempos. Um grupo de cientistas deixou o mundo de boca aberta ao divulgar a primeira imagem já capturada de um buraco negro.
A simplicidade da postagem nas redes sociais de Katie não dá a dimensão exata do tamanho da descoberta.O feito se torna ainda mais importante pelo envolvimento decisivo de uma mulher. A jovem cientista Katie Bouman, de 29 anos, construiu o algoritmo capaz de capturar a imagem histórica.
Katie, de 29 anos, responde por feito inédito na história da ciência
“Observando, incrédula, a primeira imagem que eu já fiz de um buraco negro que estava em processo de reconstrução”, escreveu.
Katie Bouman é pesquisadora de pós-doutorado do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. Ela estava trabalhando no algoritmo capaz de capturar a imagem há pelo menos seis anos. Em segredo. Somente colegas cientistas do Event Horizon Telescope sabiam.
A história feita a partir da determinação de uma mulher foi celebrada pelo MIT. O Massachusetts Institute of Technology publicou uma imagem de Katie com drives contendo os dados ao lado de Margaret Hamilton, que auxiliou a escrever o código do algoritmo que possibilitou levar o homem para a lua.O trabalho da cientista de 29 anos recebeu apoio de astrônomos, engenheiros e matemáticos de todo o mundo para realizar uma espécie de mutirão de organização dos dados coletados por telescópios. Os algoritmos tiveram papel decisivo na organização da ‘bagunça’.
Chamado de monstro, o buraco negro é 3 milhões de vezes maior que a Terra
Bouman falou ao jornal The Washington Post sobre a atuação. “Eu tenho interesse em como podemos ver ou medir coisas que são consideradas invisíveis para nós”.
buraco negro tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro e é 3 milhões de vezes maior do que a Terra.

View image on TwitterView image on Twitter
Left: MIT computer scientist Katie Bouman w/stacks of hard drives of black hole image data.

Right: MIT computer scientist Margaret Hamilton w/the code she wrote that helped put a man on the moon.

(image credit @floragraham)
65.1K people are talking about this

Nenhum comentário:

Postar um comentário