Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Escócia é primeiro país a oferecer produtos de higiene pessoal gratuitos para mulheres de baixa renda

por: Redação Hypeness
Não é fácil ser mulher e pobre, ainda mais quando os programas sociais são normalmente pensados por homens com bons níveis econômicos, que muitas vezes desconhecem ou simplesmente ignoram as necessidades femininas.
A menstruação está no centro dessa questão e é um momento extremamente desconfortável para mulheres em situação de rua – muitas das quais sequer têm acesso a produtos de higiene ou a um local para tomar banho. E o pior: uma pesquisa britânica aponta que meninas de baixa renda menstruam mais cedo que as demais.
Na cidade de Aberdeen, na Escócia, uma iniciativa pioneira busca solucionar este problema ao oferecer produtos menstruais para mulheres de baixa renda. Lançado em julho de 2017, o programa piloto distribuiu produtos higiênicos a mais de 1.000 mulheres da cidade por um período de seis meses.

A partir de agosto, o projeto irá se expandir para todo o país, com o auxílio da ONG FareShare, que irá usar seus centros em Aberdeen, Dundee, Glasgow e Edinburgo para distribuir os produtos, segundo informações do governo escocês.

Serão oferecidos absorventes descartáveis, tampões, absorventes reutilizáveis e coletores menstruais, visando garantir diferentes opções às mulheres. O programa irá contar ainda com treinamento e sessões educativas para promover o uso de produtos menstruais reutilizáveis, visando criar uma alternativa sustentável e de longa duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário