Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Em Portugal, empresa que pagar menos às mulheres será multada

Hypeness
por: Gabriela Glette
Mudar ideologias e convicções das pessoas pode levar muito tempo e nem sempre funciona de maneira simples e linear. A desigualdade de gênero está presente praticamente em todo mundo, porém alguns países decidiram acabar com ela implementando leis, como por exemplo Portugal, que vai começar a punir as diferenças salariais entre homens e mulheres, como maneira de corrigir a desigualdade de maneira legítima e eficaz.
portugal igualdade salarial 1
O primeiro país a criar lei semelhante foi a Islândia, em 2018. Em Portugal, a lei entrou em vigor no último dia 21 de março. De acordo com a nova legislação, os empregadores terão de provar que os salários de homens e mulheres são iguais, senão correm o risco de serem multados, já que a (ACT) Autoridade para as Condições de Trabalho, fará inspeções regulares nas empresas.

Em Portugal, as mulheres ganham em média 18,3% menos que os homens, o que representa uma diferença de 225 euros mensais no orçamento feminino. Com a nova lei, as mulheres que se sentirem vítimas de diferenças salariais, também poderão solicitar um parecer da Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego. Uma lei que deveria ser exportada ontem para todos os países!
portugal igualdade salarial 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário