Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


ONU lança plano para combater mortalidade de mulheres e crianças


Ban Ki-moon concede remédio contra poliomielite a um bebê no município de Viana, Angola, em Fevereiro de 2012
Melhorar o acesso e uso de medicamentos essenciais, dispositivos médicos e suprimentos de saúde que lidem efetivamente com causas de morte durante a gravidez, parto e na infância. Esse é o principal foco do plano lançado nesta quarta-feira (26) pela Comissão da ONU sobre Insumos Vitais para Mulheres e Crianças.
A iniciativa recomenda a compra em massa de suprimentos médicos e o uso do marketing inovador para melhorar a demanda e o uso de produtos  relativos à qualidade de vida. Segundo relatório da Comissão de Informação e Responsabilidade para a Saúde de Mulheres e Crianças, apesar da redução expressiva da mortalidade materna e infantil em alguns países, milhões de mulheres e crianças ainda morrem a cada ano por doenças evitáveis.
“Quero que aumentemos os investimentos na saúde mundial de mulheres e crianças. Isto exige responsabilidade de todos. Temos de observar como gastamos nossos preciosos recursos e de que forma conseguimos resultados para as pessoas que servimos “, afirmou o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, durante evento sobre saúde em Nova York.
A Comissão sobre Insumos Vitais para Mulheres e Crianças é co-presidida pelo Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, e o Primeiro Ministro da Noruega, Jens Stoltenberg. Para elaborar o novo plano, analisou 13 medicamentos e materiais de saúde, com foco em 50 países com altas taxas de mortalidade entre as mulheres, recém-nascidos e crianças menores de cinco anos. Nesses locais, as mortes foram relacionadas a causas evitáveis. A menos que essas causas não sejam tratadas urgentemente, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 4 e 5, melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade infantil, não serão cumpridos pela maioria das nações até o ano de 2015.
“É simplesmente errado que milhões de crianças e mulheres ainda morram a cada ano quando temos os produtos e conhecimento para salvar suas vidas”, disse o Diretor Executivo do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Anthony Lake, que também é vice-presidente da Comissão sobre Insumos Vitais para Mulheres e Crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário