1084232 46710753 Mateusz Stachowski 300x201 Perda auditiva não atinge somente idosospor Enio Rodrigo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas de audição. Destes, apenas 40% dos afetados reconhecem a doença. A falta de informação e o preconceito fazem com que a maioria demore, em média, seis anos para tomar uma providência.

Associa-se normalmente a surdez à perda completa da audição. Mas os problemas de audição podem ter muitos níveis e diversas causas. “A deficiência auditiva é um problema que pode ocorrer em todas as idades e levar a perdas parciais ou totais da audição. Crianças com problemas congênitos, adolescentes e adultos que tiveram acidentes ou condições de saúde que levaram à perda auditiva e idosos que por diversos fatores, incluindo a idade, também tiveram a audição comprometida são apenas alguns exemplos de como essa condição pode vir a se desenvolver”, explica Elisabetta Radini, fonoaudióloga, pesquisadora em Distúrbios da Comunicação da PUC-SP e coordenadora do Departamento de Audição da Oto-Sonic, empresa especializada em próteses auditivas.
“No caso de problemas congênitos a rubéola chegou a ser um dos principais fatores para que os bebês recém-nascidos tivessem problemas de formação do conjunto auditivo. Na maior parte do Brasil essa doença foi praticamente controlada, mas em diversas regiões, como no Nordeste, esse problema ainda persiste. Além disso diversos outros fatores – como os genéticos – também contribuem para a deficiência auditiva de nascença”, explica a especialista.
Acidentes, ficar exposto ao som alto nos locais de trabalho ou diversão e, cada vez mais comum, problemas causados pelo uso inadequado de fones de ouvido (leia mais AQUI) também podem levar a perdas auditivas em qualquer idade.
Níveis de deficiência auditiva
De acordo com a OMS existem dois níveis de impacto quando um indivíduo tem algum tipo de deficiência auditiva. A primeira é a chamada “incapacidade auditiva” e refere-se à qualquer restrição ou falta de habilidade para desempenhar uma atividade dentro de uma faixa considerada normal para o ser humano.
Há problemas na percepção de fala em ambientes ruidosos, além de confusão com o que é dito na televisão, rádio, cinema, teatro, igrejas. Essas pessoas também acabam não atendendo à sinais sonoros de alerta (campainha e celular, por exemplo) e ficam menos sensíveis aos sons ambientais.
Já no nível chamado de “handicap” (ou nível de desvantagem), relaciona-se aos aspectos que não só aqueles resultantes da deficiência e da incapacidade auditivas. Pessoas com “nível de desvantagem” ficam limitadas ou impedidas de conseguir desempenhar adequadamente suas atividades diárias e comprometem suas relações na família, no trabalho e na sociedade. O impacto sócio-econômico nesse nível de perda auditiva é muito alto.
Idosos, perda auditiva e falsos indicativos de senilidade
A perda da sensibilidade auditiva resultante do envelhecimento é conhecida como presbiacusia, caracterizada por uma perda auditiva bilateral para tons de alta frequência, devido a mudanças degenerativas e fisiológicas no sistema auditivo, com o avançar da idade.
“Idosos portadores de presbiacusia têm diminuição da sensibilidade auditiva e redução na inteligibilidade da fala, o que vem a comprometer seriamente o seu processo de comunicação verbal. Como consequência, as respostas inadequadas de indivíduos idosos presbiacúsicos geram uma imagem de senilidade (o que não condiz com a realidade). A queixa típica destes indivíduos é a de ouvirem, mas não entenderem o que lhes é dito”, ressalta Elisabetta.
A incidência da presbiacúsico é maior nos homens de uma forma geral, embora na população feminina, após os 65 anos, os índices são mais elevados do que na masculina para esta faixa etária. O processo de envelhecimento revela-se pelas mudanças na sensibilidade que começam aos 30 anos de idade.
Principais implicações da deficiência auditiva no idoso
Ser um idoso portador de deficiência auditiva adquirida é algo que vai além do fato do indivíduo não ouvir bem, levando a implicações psicossociais sérias para a vida deste indivíduo e para os que convivem com ele diariamente.
• Redução na percepção da fala em várias situações e ambientes acústicos.
• Alterações psicológicas: depressão, embaraço, frustração, raiva e medo, causados por incapacidade pessoal de comunicar-se com os outros.
• Isolamento social: interação com família, amigos e comunidade seriamente afetada.
• Incapacidade auditiva: igrejas, teatro, cinema, rádio e TV.
• Problemas de comunicação com médicos e profissionais afins.
• Ansiedade/frustração/falha/raiva/afastamento da situação de comunicação.
• Problemas de alerta e defesa: incapacidade para ouvir pessoas e veículos aproximando-se, panelas fervendo, alarmes, telefone, campainha da porta, anúncios de emergências em rádio e TV.
“Indivíduos com algum indício de problemas auditivos devem consultar um especialista. Em muitos dos casos pode não haver reversão do quadro, mas é possível controlar ou diminuir o impacto da perda auditiva e consequentemente o bem estar desses indivíduos”, finaliza Elisabetta.