Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 30 de setembro de 2012


Plataforma Liderança Sustentável vai potencializar disseminação dos conteúdos de liderança e sustentabilidade



Como parte da estratégia para ampliar os canais de difusão de conteúdos sobre liderança e sustentabilidade, a Plataforma Liderança Sustentável, iniciativa nascida em junho de 2011, sob coordenação de Ideia Sustentável, começou a formar uma Rede de Educadores. “Muitos professores já vêm utilizando em suas aulas os conteúdos do livro Conversas com Líderes Sustentáveis e os videodepoimentos dos presidentes entrevistados. É um material que serve como apoio didático em programas focados em sustentabilidade. O que queremos agora é organizar uma rede visando otimizar o uso de outros materiais que serão criados para ajudar os educadores e favorecer a disseminação deste tipo de conhecimento”, diz o consultor Ricardo Voltolini, autor do livro.
Integrar a Rede de Educadores é um procedimento simples. Tendo interesse em participar, o educador assume um compromisso com os 5 Princípios da Plataforma Liderança Sustentável (ver abaixo) e com a adoção dos conteúdos (livro, textos de apoio e videodepoimentos de líderes) nas mais diferentes situações educacionais (aulas de graduação e pós-graduação, palestras, encontros e fóruns de desenvolvimento), sem nenhuma obrigação específica ou imposição de métodos ou maneiras de uso. “O portal da Plataforma (www.ideiasustentavel.com.br/lideres) contém artigos, estudos e informações que já vêm sendo utilizados por inúmeros educadores em todo o País. A partir de agora, desejamos estabelecer um relacionamento mais próximo com esses profissionais, visando melhorar a aplicabilidade do material e contribuir de um modo mais eficaz. É fundamental terfeedbaks e saber como podemos dar uma melhor contribuição.”

CLIQUE AQUI e confira o depoimento dos acadêmicos que participam deste movimento. Para participar, envie um e-mail para educadores@ideiasustentavel.com.br com o seu nome, instituição, e-mail, endereço completo.
Hoje, professores de instituições como Fundação Dom Cabral, FIA, Sebrae, PUC-SP, Senac-SP, Poli-USP, FEA-USP e Aberje entre tantas outras; e instrutores de programas empresariais, associações classistas e universidades corporativas adotam regularmente os conteúdos da Plataforma Liderança Sustentável em salas de aula, seminários e encontros técnicos. A ideia é ampliar o time.
Ao integrar a Rede de Educadores, o educador assume um compromisso pessoal, não sendo condição necessária – embora bem-vinda – a adesão formal da instituição onde ele atua. “Toda escola que quiser integrar formalmente a Rede de Educadores será distinguida no portal da Plataforma. Fazemos questão de dar visibilidade a este ato. Mas queremos, sobretudo, o compromisso do educador de utilizar cotidianamente o material em sala de aula. Isso pode fazer uma enorme diferença”, afirma Voltolini.
Os educadores integrantes da Rede – segundo o consultor – terão seus nomes publicados no portal. E a intenção é, mais adiante, fazer um registro de como – e com que resultados de aprendizagem – o material tem sido utilizado em salas de educação.
A Plataforma Liderança Sustentável foi criada em junho de 2011 com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Nasceu no lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, com base na ideia de disseminar as histórias inspiradoras de 10 líderes brasileiros consagrados no tema – Fábio Barbosa, Guilherme Leal, Franklin Feder, José Luciano Penido, Luiz Ernesto Gemignani, Paulo Nigro, Héctor Núñez, José Luiz Alquéres, Kees Kruythoff e Miguel Krigsner.
Em nove meses de existência, já levou sua mensagem para mais de 3 milhões de pessoas no Brasil e em países como Canadá, Portugal e França. Com encontros realizados nas principais capitais brasileiras, já atendeu cerca de 21 mil líderes empresariais. Seus vídeos foram vistos por 22 mil pessoas. E o seu portal – que contém estudos, pesquisas, artigos de opinião e vídeos – tem recebido uma média de 25 mil visitas mensais.

Os cinco princípios da Rede de Educadores da Plataforma Liderança Sustentável
(1) Educar líderes que saibam compreender e valorizar a noção de interdependência entre os sistemas econômico, social e ambiental, partindo dos pressupostos de que tudo e todos estamos interligados e de que os interesses de lucro não podem  agir contra os interesses da sociedade e do planeta.

(2) Rever currículos e modelos pedagógicos para considerar a sustentabilidade como um elemento transversal, abrindo espaço à convivência de diferentes campos de conhecimento e a abordagens mais sistêmicas que promovam análises transdisciplinares de questões políticas, sociais, tecnológicas e ambientais.

(3) Educar líderes com valores que, nas empresas, sejam capazes de pautar suas escolhas e decisões pelo respeito ao meio ambiente, ao outro e à diversidade, pela ética altruísta e pela transparência na relação com todos os públicos de interesse.

(4) Educar líderes do século 21, tecnicamente capazes de exercer uma saudável crítica sobre as teorias e premissas empresariais da velha economia para construir as condições que vão levar a uma economia mais verde, inclusiva, baseada em matrizes energéticas mais limpas e mais equilibrada no uso dos recursos naturais.

(5) Ser, a própria escola, um exemplo vivo de comportamento sustentável, identificando os seus impactos sociais e ambientais e adotando medidas para minimizá-los, compensá-los ou eliminá-los, porque, como se sabe, o exemplo educa mais do que as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário