Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 29 de setembro de 2012


Rio Brilhante (MS) tem aumento de casos de exploração sexual

Crescimento populacional impõe desafios à assistência social

Rodrigo Saccone | Rio Brilhante (MS)
Foto: Agência RBS
Instalação de usinas no interior do MS 
incentivou aumento populacional

A 160 quilômetros de Campo Grande (MS), o município de Rio Brilhante teve aumento de 35% da população em 10 anos, saltando de 22,6 mil para mais de 30,6 mil habitantes. A expansão foi motivada pela instalação de três usinas de álcool e açúcar na cidade, que juntas empregam 4,5 mil trabalhadores, quase todos homens.

O crescimento descontrolado impôs desafios à administração municipal. A chegada de tanta gente deixou expostas crianças e adolescentes ao aliciamento sexual – um problema evidente, mas que a prefeitura nega existir. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a coordenadora nega deficiências no atendimento.

–  Não houve um crescimento (dos casos de exploração) depois da instalação das usinas. Na verdade, elas foram positivas para o município, trouxeram desenvolvimento, tanto do comércio, quanto da rede de educação – afirma a coordenadora.

O discurso é o mesmo no Conselho Tutelar.

– Nós não temos fatos ou notícias de exploração sexual que tenham chegado até o conselho. Então, eu creio que não está relacionado com as pessoas que vêm trabalhar na usina do município – diz a conselheira tutelar.

De acordo com a vice-presidente Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Carmen Carlino, a estrutura da rede de garantia dos Direitos da Crianças e do Adolescentes não acompanhou a nova realidade.

O grande número de casas de prostituição no município preocupa o Ministério Público.  Na avaliação da promotora da Infância e da Juventude de Rio Brilhante, Rosalina Cruz Cavagnolli, são necessários mais profissionais para combater os casos de exploração sexual.

Hoje o Creas é composto por poucos profissionais, que acumulam muitas atribuições. Não há funcionários responsáveis especificamente pela prevenção e acompanhamento das vítimas de exploração sexual – afirma Rosalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário