Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


UNFPA participa de oficina para criação de Rede de Atenção à usuários/as de drogas

A participação da agência deu-se no âmbito da iniciativa de cooperação com os governos do estado da Bahia e do município de Salvador

Salvador – No último dia 12, membros da equipe do UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, participaram da 6ª oficina do Projeto Piloto de Implantação da Rede de Atenção Psicossocial do Centro Antigo de Salvador (CAS), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado da Bahia (SJCDH). O evento fez parte de um ciclo de seis oficinas realizadas pelo órgão, com o intuito de estruturar uma Rede Intersetorial de atenção aos usuários e usuárias de Álcool, Crack e outras Drogas do Centro Antigo de Salvador, que abrange uma área de 7 km².

A participação do UNFPA na atividade organizada pela Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários (as) de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD), deu-se no âmbito da iniciativa de cooperação com os governos do estado da Bahia e do município de Salvador. Segundo Jennifer Gonçalves, Assistente de Programa em Saúde Reprodutiva do Fundo, “o exercício  de construção em Rede é muito importante por permitir que diferentes entidades dialoguem e construam em conjunto respostas alinhadas, que atendam com mais enfoque a população a qual se dirigem”. Também estiveram presentes profissionais que atuam em equipamentos governamentais do Município e do Estado e integrantes de ONGs. O grupo discutiu o projeto piloto que integra o Plano Viver Sem Drogas, no âmbito do Programa Pacto Pela Vida.

Segundo Denise Tourinho, Superintendente da SUPRAD, que coordena a Câmara Setorial de Combate ao Crack e outras Drogas do Pacto pela Vida, a criação dessa Rede também dará visibilidade e reconhecimento ao trabalho das instituições. “Um dos objetivos dessas oficinas é o de ‘alinhar’, dar conhecimento aos órgãos da existência dos outros, saber que o outro existe e para quê. Todos nós temos um objetivo em comum, de ajudar o/a usuário/o”, disse. A ação  prevê a formação de grupos de trabalho com integrantes das instituições participantes para criação de espaços de diálogo, procedimentos e encaminhamentos para atuação conjunta.

Os encaminhamentos propostos após as seis oficinas foram: as Secretarias do Estado de Justiça (SJCDH), Desenvolvimento (SEDES), e Saúde (SESAB), e as Secretarias do Município de Saúde (SMS), Assistência Social (SETAD) e Reparação (SEMUR), acordaram a institucionalização do Grupo Gestor da Rede Intersetorial AD (Álcool e Drogas) do CAS (Centro Antigo de Salvador); a SJCDH estará responsável pelo apoio e articulação dos serviços em rede. A intenção da Secretaria é que, a partir da experiência dessa Rede Intersetorial do Centro Antigo, a metodologia possa ser replicada inicialmente nas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) de Salvador e Região Metropolitana, adequando a realidade de cada território.

Cooperação do UNFPA

Uma das contibuições que o UNFPA se dispõe a oferecer, no âmbito da iniciativa, é o fortalecimento das capacidades institucionais para atuação em rede, promoção e efetivação dos direitos das pessoas e melhoria da sua qualidade de vida. A Oficial de Programa, Ruth Pucheta, reiteirou a disponibilidade do “Centro de Informações em População, Desenvolvimento e Direitos”, a partir de 2013, como um dos dispositivos para a Rede, em especial para os processos de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário