Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


TED Rebecca Onie: E se o nosso sistema de saúde nos mantivesse saudáveis?


ted-rebecca.jpg

Rebecca Onie faz perguntas audaciosas. E se as salas de espera dos consultórios fossem lugares para melhorar diariamente o sistema de saúde? E se os médicos pudessem receitar alimentos, habitação adequada e aquecimento no inverno? Nesta palestra do TEDMED, ela descreve o Health Leads, uma organização que faz justamente isto - e com a ajuda de uma base de voluntários altamente treinados.
Ainda na faculdade de Direito, enquanto estagiava em um escritório de advocacia, Rebecca teve acesso à dura realidade de quem tinha que escolher entre pagar o aluguel ou comprar os remédios contra o HIV. Algum tempo depois, quando já trabalhava no Centro Médico de Boston, viu de perto a exaustão de mães que pegavam até quatro ônibus para levar seus filhos ao hospital, e médicos que nunca tinham tempo suficiente para todos os atendimentos.
Ao perguntar aos médicos o que eles dariam aos seus pacientes se tivessem recursos ilimitados, a resposta era quase sempre a mesma. “Eles diziam: ‘A criança tem uma infecção no ouvido, eu receito antibiótico. Mas a questão principal é que não há comida em casa, que a criança está vivendo com outras 12 pessoas em um apartamento de dois quartos. E eu nem pergunto sobre esses problemas porque não há nada que eu possa fazer’”, conta.
Foi assim que nasceu a Health Leads - um modelo simples no qual médicos e enfermeiras podem receitar recursos básicos para os seus pacientes da mesma maneira que eles receitam medicamentos. “Os pacientes, então, levam as suas receitas para a nossa mesa na sala de espera da clínica, onde nós temos um núcleo de bem treinados colegas estudantes de Direito, que trabalham lado a lado com essas famílias para conectá-las com os recursos disponíveis existentes na área da comunidade”, completa a palestrante.
Ao longo dos 16 minutos de apresentação, Rebecca ainda discute os desafios para se ter um sistema de saúde que trabalhe para manter as pessoas saudáveis, “ao invés de um sistema de doença”.
“Eu acredito que, quando medirmos nossa assistência à saúde, não será pelas doenças curadas, mas pelas doenças evitadas. Não será pela excelência das nossas tecnologias ou pela sofisticação dos nossos especialistas, mas por quão raramente precisamos deles. E acima de tudo, eu acredito que quando nós medimos a assistência médica, será, não pelo que o sistema era, mas pelo que nós escolhemos que ele fosse”, conclui.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play): 



http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/setembro/ted-rebecca-onie-e-se-o-nosso-sistema-de-saude-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário