Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Goiana que mora na Espanha diz que é agredida pelo marido e foge de casa

Há 4 dias na rua, mulher de 30 anos quer ajuda para voltar ao Brasil.
Segundo ela, desde 2006, quando se casou, as ameaças são constantes.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera

Goiana quer ajuda para voltar ao Brasil
após agressões do marido na Espanha
(Foto: Arquivo pessoal)
A goiana Vanessa dos Santos Costa, de 30 anos, que mora em Barcelona, na Espanha, há oito anos, fugiu de casa na última sexta-feira (16) após, segundo ela, ser agredida e receber ameaças do marido espanhol, com quem é casada desde 2006. De acordo com Vanessa, as agressões aconteciam com frequência. Depois da fuga, ela estaria dormindo na rua. Segundo a família, agora a goiana busca ajuda para retornar ao Brasil com o filho. “Eu tenho medo porque ele me ameaçou de morte, a mim e a meu filho”, disse a mulher por telefone à reportagem da TV Anhanguera.
Desesperada, uma tia da mulher procurou a Secretaria de Assuntos Internacionais para trazer ao Brasil a sobrinha e o filho dela, que em 2010 foi levado pelo Conselho Tutelar da Espanha para um orfanato porque sofria agressões do padrasto. “A primeira coisa que o governo vai fazer é conseguir um abrigo para ela, tentar resgatar a guarda do filho dela e também resgatar os dois para o Estado de Goiás o mais rápido possível”, disse o secretário de assuntos internacionais, Elie Chidiac.
Na conversa por telefone, a goiana contou que depois de quatro dias dormindo na rua, conseguiu um local para passar a noite. “Eu consegui uma mulher que me deixou dormir na casa dela”, lembrou.
Ela contou também que aos 5 anos de idade a mãe dela foi assassinada pelo próprio pai. Com medo, ela teme que se não voltar ao Brasil possa ter o mesmo fim. “Ele falou para mim que eu merecia o mesmo destino da minha mãe. E falou que ia me matar, cortar em pedacinhos e mandar para o meu tio”, revelou.
“Ela está vendo a mesma história se repetir. Ela está vendo e temendo perder a vida como a mãe. A gente quer ela aqui para que ela tenha um novo recomeço. Ela merece ser feliz”, disse a tia Dileuza Feijó.

Dados
Outras histórias de pessoas que saíram do Brasil na expectativa de melhorar a vida financeira acabaram em tragédia. A Polícia Federal (PF) estima que nos últimos dez anos cerca de duas mil mulheres goianas foram para o exterior aliciadas por traficantes
O crime é considerado o terceiro mais lucrativo no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), perde apenas para o tráfico de drogas e de armas.
De acordo com o membro do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Rinaldo Barros, uma das melhores formas de combate ao tráfico de pessoas ainda é a conscientização da população sobre os riscos deste tipo de oferta.
“A prevenção é a melhor arma que nós temos. Se nós conseguirmos conscientizar nossas crianças, nossos jovens para que não sejam seduzidos por propostas de vida melhor no exterior, nós vamos conseguir reduzir esses casos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário