Reunião do CNDM, em Brasília, debateu as prioridades para 2013
Ministra da SPM coordenou o encontro realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2012..
Direitos das domésticas, igualdade de direitos no trabalho e a discussão sobre o caráter social do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) foram definidos como temas prioritários para serem debatidos em 2013, durante a 11ª reunião extraordinária do CNDM. O encontro, coordenado pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), também presidente do Conselho, aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro em Brasília.
A conselheira Mônica Oliveira, representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), apontou a necessidade de serem destacadas as políticas para as mulheres negras, argumentando que grande parte da programação do Dia Internacional da Mulher, no dia oito de março de 2012, estará voltada para a mulher negra.
Já a representante da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Maria Gorete, demonstrou preocupação no que diz respeito às organizações de mulheres. “Esses organizações estão abandonadas, passando por dificuldades, o que faz com que elas se distanciem do Conselho e não se fortaleçam de maneira concreta“, afirmou. Para Maria Gorete, é necessário um fortalecimento e monitoramento dos conselhos estaduais da mulher. “Na atual situação, não conseguimos saber de que forma as políticas públicas chegam nos estados.”
Mulheres que inovam - A convite da ministra Eleonora Menicucci, as formandas do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec) Maria Raquel da Silva Barros (eletricista predial de baixa tensão); Ana Paula Rodrigues Moreira ( Mecânico de Máquinas Industriais) ; Débora Ferreira Joaquim ( Mecânico de Máquinas Industrial) e Vandelice de Lima ( mecânica e manutenção de máquina de costura ) participaram da abertura da reunião do CNDM. As quatro falaram sobre suas escolhas por cursos e profissões tradicionalmente masculinas, sobre o preconceito que sofreram pela opção profissional e como conseguiram concluir o curso e se colocar no mercado de trabalho.
Costa Rica e Chile – A ministra também fez um relato das viagens a Costa Rica e Chile, destacando acordos internacionais definidos nessas viagens. “Eles geraram políticas de sustentabilidade e criação de mecanismos que acolham as discussões de Cairo+20” afirmou. Sobre o 8 de março de 2013 e a programação para eventos que acontecem ainda este ano, Eleonora Menicucci disse que estão sendo preparados, “grandes projetos em comemoração a essas datas de grande importância para as mulheres.”
Também participaram da reunião do CNDM, a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares e a diretora de Programas, Rosângela Rigo ; a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho e a Diretora de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, Ana Teresa Iamarino.
A próxima reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário