Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Andrew Solomon: "É solitário lidar com um prodígio ou com um filho com Down" 

O escritor americano Andrew Solomon descreve as dificuldades de criar alguém diferente daquilo que é visto como normal – e diz como essa experiência pode enriquecer as famílias


THAIS LAZZERI

VALOR NA DIFERENÇA O escritor Andrew Solomon em sua casa, em Nova York. Ele diz que a experiência de ter um filho diferente ajuda os pais a crescer (Foto: divulgação Annie Leibovitz/AP)
VALOR NA DIFERENÇA
O escritor Andrew Solomon em sua casa, em Nova York.
Ele diz que a experiência de ter um filho diferente ajuda os pais a crescer (Foto: divulgação Annie Leibovitz/AP)

ÉPOCA – Em seu livro, o senhor diz que ter um filho criminoso, surdo, autista ou transexual representa um desafio parecido para os pais. Por quê?
Ter um filho é um dos grandes projetos, se não o maior, de um casal. Sonhos e planos nascem com o resultado positivo do teste de gravidez. Mas não para todos os pais. Para alguns, é difícil lembrar o que ocorreu e pensar no que acontecerá. Vivem um dia de cada vez. Em Far from the tree (Longe da árvore, em tradução livre), o escritor americano Andrew Solomon mostra a vida de famílias cujas crianças são muito diferentes de seus pais. Numa analogia com o título do livro, são frutos que caíram bem longe da árvore que os concebeu. Solomon afirma que as famílias com crianças prodígios ou com problemas de surdez, com síndrome de Down ou homossexuais passam por dramas similares. Ele diz que qualquer família pode aprender com essas experiências incomuns. O livro está na lista dos dez melhores publicados em 2012 do jornal The New York Times. Solomon falou a ÉPOCA sobre a pesquisa que fez, durante dez anos, com 300 famílias e sobre sua própria experiência. Ele se percebeu homossexual ainda criança, numa família conservadora americana. Hoje é casado, tem dois filhos biológicos e dois de seu companheiro. “Já me senti como um anão e como um surdo, como alguém visto com uma anomalia.”
Andrew Solomon – Esses pais estão embarcando num novo tipo de vida, completamente diferente da que conhecem. No livro, escolhi casos extremos de pais que lutaram e ficaram com os filhos diferentes deles para iluminar pessoas que não enfrentam esse tipo de situação. Sou homossexual. Nas décadas de 1960 e 1970, ser gay era um infortúnio. Eu me sentia incomodado, porque achava que isso era ruim para minha família. Até digo no livro que, às vezes, me sentia como um surdo, como um anão. Levou um bom tempo para me sentir confortável comigo mesmo. Ser gay era uma doença. Hoje, é uma identidade. Essa é uma das discussões centrais do livro. Você pode definir tudo como uma identidade ou um problema. Acredito que há muitos outros casos em que a condição da criança possa ser vista como uma maneira de ser, e não como uma falha.
ÉPOCA – O livro trata de filhos com surdez, nanismo, síndrome de Down, autismo, esquizofrenia, deficiências, além daqueles que são prodígios, resultados de estupro, criminosos e transexuais. Como o senhor escolheu as famílias que pesquisaria?
Solomon – Tentei escolher aquelas que tivessem diferentes questões que pudessem ser investigadas. Na síndrome de Down, é possível fazer um teste para ter o diagnóstico. Aí surge a discussão sobre o aborto. No caso dos filhos que nascem do estupro, o desafio é amar essa criança. Essas experiências parecem difusas, mas são muito parecidas em alguns aspectos.

ÉPOCA – No livro, o senhor diz que alguns pais não queriam que seus filhos prodígios fossem comparados a outros com síndrome de Down ou com uma limitação física. Por quê? Era por preconceito?
Solomon – Não foi preconceito o que apareceu. As famílias que acompanhei tratam com muito respeito as características das outras crianças. O protesto ocorreu porque existe uma tendência universal de supor que, qualquer que seja sua condição, ela é tão específica que só alguém que passa pela mesma situação é capaz de entender. Minha experiência em dez anos de trabalho mostrou que todas essas situações têm muito em comum. Que pode ser igualmente solitário lidar com um prodígio e com uma criança com Down.

Há pais que se culpam 
por ter filhos com problemas, 
os que culpam os outros 
e os que culpam a criança. 
É importante lidar com
a realidade sem culpa  
ÉPOCA – O impacto de curto e médio prazo pode ser parecido. Mas há características dos filhos que terão um efeito totalmente diferente na vida dos pais. Uma criança com Down será dependente sempre. Um homossexual construirá sua vida normalmente quando adulto.
Solomon – Sim. Algumas crianças serão muito dependentes, outras não. Por isso, classifiquei essas vivências em gradações de dificuldade: difícil, muito difícil e terrível. Discuto uma identidade por capítulo no livro. Mostro em que se assemelham e no que se distinguem.

ÉPOCA – Que situações comuns os pais dessas crianças vivem?
Solomon – No início, respondem com choque e um pouco de horror. Depois, se arrependem e arquitetam como viverão. É um processo complexo e dinâmico, com angústia e dor. Se você passa a vida toda pensando em quão doloroso será, viver será difícil. A meu ver, seria melhor se as famílias pensassem em estágios, para fazer uma coisa por vez. É possível usar o pragmatismo também. Você tem de escolher a melhor educação, médico, tratamento ou o que quer que seja. É desafiador. Não há dúvida de que é custoso, estressante e sofrido, mesmo para quem tem acesso a bons serviços. Os pais experimentam depressão e estresse. Os casamentos fortes se fortalecerão, e os fracos podem não suportar passar por isso.

ÉPOCA – Há famílias que não suportam conviver com a realidade que uma criança diferente traz. Como fica a cabeça de quem não conseguiu lidar com isso?
Solomon – Há casos terríveis de pais que abandonam ou chegam a matar seus filhos. Cito esses casos para mostrar como pode ser difícil acolher essas diferenças. Escolhi acompanhar as famílias que conseguiram equacionar essa realidade, mesmo com muita dor, como no caso dos casamentos desfeitos. Meu objetivo foi observar como eles se adaptaram para viver bem, amar e construir uma forma de ser feliz sem idealizações.

ÉPOCA – O senhor diz que a maneira como cada família é afetada depende de como lida com a condição do filho. O que seria melhor para pais e filhos?
Solomon – Os pais têm de aceitar a situação, sem culpa. Há os que se culpam por ter filhos com problemas, os que culpam os outros e os que culpam a criança. A culpa não é um sentimento produtivo. Não prepara ninguém. A questão é lidar com a realidade que se tem. É importante dizer para si mesmo: não escolhi ter uma criança com essa condição, mas há aprendizado e recompensas. Os pais que passam por isso dizem amar o filho pelo que é. Não imaginam a vida sem ele. Se você está lidando com essa experiência, tente encontrar famílias que estejam passando pelo mesmo problema e outras que lidam com outras dificuldades. Isso fará você perceber que não está sozinho e lhe dará força.

ÉPOCA – O que é mais devastador para essas famílias?
Solomon – Ver o filho sofrer, seja por uma dor física, emocional ou por ser diferente dos demais. Há situações em que os pais chegam a ser julgados (ou sentem-se dessa forma) como maus pais. Não culpamos pais por ter um filho com deformidade ou esquizofrenia, como fazemos com os que têm filhos criminosos. Recebo inúmeras cartas de pais de criminosos dizendo que se sentem isolados e que não conseguem lidar com a situação. Isso é muito parecido com o que pais de crianças com Down ou autismo enfrentam.

ÉPOCA – Quando você teve seu segundo filho biológico, George, houve a suspeita de que ele tivesse dificuldades para andar (hoje, George tem 3,5 anos e anda normalmente). Como foi essa situação?
Solomon – Pensei em meu filho, em quanta dor ele poderia sentir. Preocupei-me com minha vida, em como lidaria com tudo isso. Conhecer esses pais me ajudou a ter muita tranquilidade. Pensei que estava tudo bem. Sabia que, se precisasse de um cuidado especial, seria capaz de organizar meus pensamentos e trabalhar para dar o melhor a ele. Essas histórias podem me ajudar a ser um pai mais generoso e a ser o melhor pai que posso ser. É o que espero, não sei se conseguirei.

ÉPOCA – A superproteção é comum?
Solomon – Crianças com essas condições precisam de mais proteção. Mas é importante estimular a independência. Seu filho está sempre com você, mas ele precisa aprender a viver sem você também. Em parte porque não somos eternos, e a independência é importante para o desenvolvimento dele.

ÉPOCA – Ter filhos é pensar constantemente no futuro. Como são as expectativas desses pais?
Solomon – Não esqueço o que uma mãe me disse: “Não lembro como sou velha porque meu filho não muda.” Outra mãe falou: “Bloqueei minha memória e não penso no futuro”. Apesar disso, acredito que esses pais estão, a todo momento, pensando no futuro. Eles envelhecerão, e o que acontecerá com os filhos? Muitas das condições de que falo no livro podem melhorar com o tempo, mas esses pais não podem imaginar um futuro em que essas crianças cuidarão deles. O futuro sempre será eles cuidando dessas crianças, definitivamente. Todos os pais pensam sobre isso e, de alguma maneira, se organizam. É importante que os pais estimulem a independência. Se acontecer alguma coisa com os pais, a criança não precisará aprender por ela mesma a se virar. Perder um pai é difícil para qualquer um. Mas esses pais precisam se preparar para que a transição seja o menos traumática possível.

ÉPOCA – O que é a felicidade para esses pais?
Solomon – A felicidade que experimentam é um pouco diferente daquela a que estamos acostumados. Um pai me disse algo incrível enquanto o filho autista colocava as louças na máquina de lavar. “O orgulho que sinto de meu filho é o mesmo de um pai com um filho que se graduou na faculdade.” Perguntei para uma mãe: “Se você pudesse realizar apenas um desejo de seu filho, qual seria?”. Ela me disse: “Vou me sentir vitoriosa se criar um filho capaz de ser feliz”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário