Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

© UNICEF/NYHQ2004-1299/Pirozzi
Tem a ver com habilidade!

Um concurso de vídeo (de um minuto de duração) sobre crianças com deficiência

Um convite a todas as crianças, adolescentes e jovens que fazem filmes!

Anualmente, o UNICEF publica um relatório intitulado Situação Mundial da Infância. No próximo ano, o tema será crianças com deficiência. Gostaríamos de ouvir sua voz. Por isso, envie-nos um vídeo com um minuto de duração a respeito do que você pensa sobre as deficiências.

Tema
As crianças com deficiência possuem os mesmos direitos de todas as crianças: o direito de viver com dignidade e crescer num ambiente que lhes permita desenvolver plenamente o seu potencial.

Porém, quase sempre as crianças com deficiência enfrentam muitas dificuldades que as impedem de se desenvolver. Inspire-se no tema “Tem a ver com habilidade!”, que pretende dar um enfoque positivo às deficiências. As crianças com deficiência normalmente são apresentadas como negligenciadas, fracas ou dignas de pena. Mas tais imagens servem apenas para perpetuar crenças negativas, que afetam a forma como a sociedade se comporta em relação a essas crianças. Em vez disso, estamos em busca de novas perspectivas que sejam construtivas, que possam aumentar o potencial dessas crianças e que abram os olhos de todos para a diversidade. Afinal, as crianças com deficiência são, acima de tudo, crianças.

Dê uma olhada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências e pense no que ela significa para você. Você tem alguma deficiência e deseja compartilhar o que foi capaz de superar na vida, ou como você é único? Você conhece alguém que tenha uma deficiência, seja um amigo ou um parente? Como você os vê enfrentando a vida no dia a dia? Como a vida deles afeta você? Você pode apresentar um caso em que os direitos das crianças não estejam sendo respeitados. Ou uma situação em que as crianças estejam exercendo com sucesso os seus direitos. Faça um vídeo com um minuto de duração mostrando o que o tema “Tem a ver com habilidade!” significa para você, seja individualmente ou num contexto mais amplo.

Seja criativo! Esperamos receber vídeos que expressem pensamentos de forma criativa e original. Podem ser de qualquer tipo: drama, comédia, ficção, documentário, animação ou ação.

Algumas “fontes de inspiração”:

Quem é você?: Você pode ter alguma deficiência, mas quem é você como pessoa? Quais são seus interesses, do que você se orgulha? Como é o mundo em que você vive? Quais são seus sonhos para o futuro?
Diversidade: Crianças têm diversas formas de deficiência, inclusive muitas que a sociedade não consegue reconhecer com facilidade. Além disso, as crianças com deficiência também têm tipos de personalidades diferentes.
Capacidades: Crianças com deficiência conseguiram obter sucesso pessoal, atingindo metas relacionadas às suas próprias deficiências ou metas gerais.
Barreiras: Quais são as barreiras que impedem um indivíduo de participar da sociedade? Elas podem ser físicas, sociais ou emocionais. Às vezes, uma pequena barreira representa um enorme obstáculo para o progresso individual. O que pode ser feito para ajudar a eliminar essas barreiras?
Representatividade: O currículo escolar e a mídia incluem representações de pessoas com deficiência? A educação não ocorre apenas dentro de uma sala de aula, portanto, tais representações podem encorajar a sociedade a ver as deficiências como parte da diversidade humana.
Desenho universal: Como as pessoas podem criar lugares e produtos que sejam utilizáveis, o máximo possível, por cada ser humano, independentemente de sua idade, capacidade ou estado. Esse tema inclui desde a construção de prédios até programas de televisão.

Seleção
Seu vídeo será analisado por um painel global de comunicadores e jovens, que escolherá os finalistas e o vencedor. Os vídeos finalistas serão divulgados pelo website global do UNICEF, bem como pelo site do UNICEF no Brasil.

O vídeo vencedor será usado como parte dos materiais de lançamento do relatório Situação Mundial da Infância 2013. Será também disponibilizado para divulgação em todo o mundo e apresentado por canais on-line. O realizador do vídeo vencedor receberá uma filmadora Flip HDV da Sony.

O prazo para envio do vídeo é 15 de dezembro de 2012.

Critérios
O conteúdo do vídeo deve ser relacionado às deficiências, seja ao expressar uma experiência pessoal ou comentar sobre os direitos e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência (ver “fontes de inspiração” acima).
Os vídeos devem ser respeitosos em relação às palavras, às imagens e à forma como as pessoas são representadas.
Os vídeos podem ser feitos em qualquer idioma; contudo, os vídeos em outras línguas que não o inglês devem ser acompanhados de uma transcrição do texto em inglês, ou devem ser legendados.
Todos os vídeos devem ter um minuto (sessenta segundos) de duração.
Os participantes devem ter menos de 25 anos de idade.
A participação pode ser individual ou em grupo, e os vídeos podem ser patrocinados por uma instituição ou corporação.
Cada indivíduo ou grupo pode concorrer com apenas um vídeo.
Os vídeos não podem conter quaisquer materiais sujeitos a direitos autorais, tais como filmagens ou músicas utilizadas sem permissão do autor. Isso significa que seu vídeo não poderá conter clips tirados da internet ou da televisão.

Como concorrer
Os vídeos devem ser colocados em um dos seguintes sites de compartilhamento de vídeos: YouTube, Blip, Dailymotion, ou Vimeo.
Após colocar seu vídeo em um desses sites, envie um e-mail para unicef.youthvideocontest@gmail.com com as seguintes informações:
Nome
Idade
Link para o vídeo
Título do vídeo
Endereço postal (com país)
E-mail
Número de telefone
Caso você não tenha acesso aos sites acima, pode enviar seu vídeo pelo correio como arquivo .mov num CD/DVD para o seguinte endereço: 
Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV
UNICEF
Room 933
3 UN Plaza
New York, NY 10017
USA

Os finalistas serão contatados até 15 de janeiro de 2013.

Será solicitado aos finalistas enviar cópias master no formato “uncompressed MOV file”, ou como DVcam ou fita MiniDV por correio, ou ainda como um upload digital.

Alguma pergunta? Envie um e-mail para unicef.youthvideocontest@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário