Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Dor e flor


Por que mulheres relutam tanto em denunciar as agressões por elas sofridas física ou verbalmente?

Quando uma pessoa é agredida, sua autoestima é alterada e ela ocupa ao mesmo tempo dois espaços: por um lado, ela aguentou firme; por outro, foi humilhada. Uma parte dela é a forte, outra, a fraca.

Quem comete a violência também ocupa concomitantemente dois lugares: o do agressor e o do covarde.

Nem todo mundo precisa ser humilhado ou agredir para se sentir mais forte.

Mas, frequentemente, encontramos esse tipo de relacionamento entre irmãos, colegas e casais que, assim, mantêm um vínculo dramaticamente incestuoso.

A ironia, os apelidos, as gozações repetitivas, toda essa violência não física cai numa mesma categoria: a "faz, que eu gosto".

Há sempre uma espécie de gratificação, alguma compensação, explícita ou implícita, para alguém que suporta "heroicamente" certos martírios. E a família constitui uma desculpa frequente para a perpetuação desses dramas: "Não queremos brigar durante a refeição"; "Não queremos dissolver o casamento".

A literatura, o teatro e a telenovela descrevem esse tipo de relação à qual chamamos de "dramática". É a situação em que pessoas estão imersas em laços duradouros, mas o que funciona como amálgama da convivência é exatamente o sofrimento mútuo ou mesmo só a insatisfação de cada um.

Olhando de perto, qualquer enredo de telenovela se baseia na vontade das personagens de se livrarem de seus cacoetes e de violências que sofrem --e na impossibilidade de conseguirem tal coisa sem pagar o preço de romper o convívio ou uma relação familiar.

Cuidar do emprego, manter-se à frente de certos grupos também pode exigir que a pessoa suporte esse esquema sadomasoquista. Em linguagem clínica, é o nome desse tipo de relação.

O masoquista não pode sofrer se não estiver em contato com quem lhe propicie sofrimento. E o malvado não tem dificuldade para achar quem o aguente.

Aos casais que se mantêm unidos apesar das agressões, vamos considerar: a Lei Maria da Penha é um recurso importante.

Mas a minoria das mulheres agredidas tem coragem de ir a público e denunciar o parceiro, seja porque aquela violência rotineira está muito instalada na dinâmica do casal, seja porque ela não está habituada a se valer da força adquirida nas últimas décadas.
Anna Veronica Mautner
Anna Veronica Mautner psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de "Cotidiano nas Entrelinhas" (Ed. Ágora) e "Educação ou o quê?" (Ed. Summus). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário