Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


SPM e parceiros preparam conferência internacional sobre gênero e uso do tempo

10/12 – SPM e parceiros preparam conferência internacional sobre gênero e uso do tempo
Grupo se reúne na sede da SPM, em Brasília, para acertar organização de encontro internacional Foto: Juliana Camelo/SPM
35ª Conferência da Associação Internacional para Pesquisa de Uso do Tempo acontecerá, no Rio de Janeiro, de 7 a 9 de agosto de 2013
 
Gênero e feminismo serão os focos principais da 35ª Conferência da Associação Internacional para Pesquisa de Uso do Tempo. A informação foi confirmada pela secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Tatau Godinho, na sexta-feira passada (07/12), na 12ª reunião do Comitê de Gênero e Uso do Tempo.
 
“Nosso objetivo é fazer com que o encontro tenha essa marca no conjunto dos debates e trabalhos apresentados. São bem-vindos trabalhos que lidam com outros temas relacionados ao uso do tempo”, frisou a secretária da SPM. 
 
A reunião teve a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da ONU Mulheres e Cone Sul e da Organização Internacional do Trabalho. O grupo tratou dos preparativos para a 35ª Conferência da Associação Internacional para Pesquisa de Uso do Tempo (IATUR, na sigla em Inglês). O evento acontecerá entre os dias 7 e 9 de agosto de 2013 na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), na capital fluminense.
 
Foram abordadas questões relacionadas ao workshop técnico que será realizado dias antes da conferência, a importância de agilizar os processos de divulgação e preparação da Conferência e o interesse da organização em atrair um público mais amplo no Brasil e América Latina. O processo seletivo para a seleção de consultoria está aberto até esta segunda-feira (10/12).
 
De acordo com a secretária Tatau Godinho, por se tratar de um evento também acadêmico, é necessário chamar a atenção de pessoas com produção de trabalhos relacionados a gênero e uso do tempo. “A conferência abrirá espaço para a apresentação de trabalhos e debates sobre as relações de gênero e trabalho”, afirmou. Tatau disse ainda que “a SPM tem a expectativa de que a realização da conferência no Brasil possa fortalecer os estados e trabalhos sobre o uso do tempo não apenas nos meios acadêmicos, mas também entre as organizações sociais de mulheres que já se interessam pelo fato”.
 
Gênero nos dados oficiais - O Comitê de Gênero e Uso do Tempo foi criado em 2008, como uma das ações previstas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). Tem por objetivo estimular a incorporação da perspectiva de gênero na produção e análise das estatísticas oficiais e nos registros administrativos do país. Entre os principais resultados, está a incorporação do bloco temático sobre gênero na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), elaborada pelo IBGE desde 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário