Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Casos de estupro aumentam 45% no ano



Denúncias à polícia sobre casos de estupros aumentaram em Piracicaba, segundo estatísticas divulgadas quinta-feira (26/12) pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública). De janeiro a novembro deste ano, 51 casos foram registrados na cidade, uma média de 4,63 por mês e um aumento de 45,7% neste tipo de crime. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 35 ocorrências. O número de casos de vítimas de homicídio doloso (com intenção de matar) também teve acréscimo de 31,7% no mesmo período, com 41 registros em 2012 contra 54 neste ano.

A delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Monalisa Santos, afirmou que tem percebido o aumento das denúncias de estupro, mas que nem sempre são possíveis de serem comprovadas. “Há casos de mães que acompanham a filha que afirma ter sido molestada em anos anteriores. A confirmação nesse caso fica mais difícil, mas nenhum caso deixa de ser investigado. São instaurados inquéritos policiais e não medimos esforços para apurar cada situação.”

Segundo ela, o perfil dos acusados ainda é aquele que está dentro da casa. A delegada afirmou que tem acompanhado casos em que o agressor é apontado na maioria dos casos como o padrasto ou até mesmo o pai. Além de outros integrantes da própria família.

Um dos casos que está em apuração na DDM envolve um motorista de 23 anos, suspeito de estuprar a própria enteada, um criança de 4 anos de idade, na região da Vila Independência. A mãe da menina, uma vendedora de 23 anos, procurou a Polícia Civil após conversar com a filha e a menina relatar que foi molestada pelo padrasto. Segundo a mãe, ela notou que a filha estava diferente, chorava, e não queria ficar na presença do motorista. O padrasto negou as acusações. A mãe e os dois filhos deixaram a casa e estão na residência da avó materna.

Outro caso de estupro envolveu uma mulher de 28 anos, no bairro Nova Suíça. A vitima foi rendida por um homem na frente de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), no Jardim Planalto. Ela foi obrigada a dirigir o próprio carro até a área rural, onde foi violentada. Nessa ocorrência, o agressor, um desempregado de 28 anos, foi preso pela Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário