Segundo pesquisa da Sauder School of Business, quanto mais mulheres, menos uma companhia paga por negócio
Daniela Barbosa, de
As mulheres tendem a rejeitar as operações de fusões e aquisições que não criam valor para os acionistas Getty Images |
O estudo concluiu que quanto mais mulheres na diretoria, menos as companhias gastam com fusões e aquisições.
De acordo com a pesquisa, coordenada pela professora Kai Li, o preço de uma aquisição pode cair em 15,4%, quando se tem mulheres executivas. E cada mulher a mais na diretoria pode reduzir também o número de tentativas de um negócio em 7,6%.
"As mulheres tendem a rejeitar as operações de fusões e aquisições que não criam valor para os acionistas. Elas procuram proteger os investimentos e o desempenho das empresas”, afirmou Kai Li.
Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são menos interessadas em transações arriscadas e exigem, quando fecham um negócio, a promessa de maior retorno sobre o investimento.
Levantamento
Durante o estudo, os pesquisadores analisaram 1.500 fusões e aquisições fechadas entre os anos de 1997 e 2009 e associaram os valores dos negócios ao número de mulheres diretoras.
"Nossos resultados mostram que a prudência exibida por mulheres teve um efeito positivo para manter o valor da empresa", disse Kai Li.
Segundo ela, essa descoberta foi feita em um momento bastante oportuno, o qual está sendo discutido que as empresas precisam cada vez mais de um número mínimo de mulheres em seus conselhos e diretorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário