Há seis anos, Leandra Giovanetti (à esquerda na foto), 40 anos, divide o seu tempo entre as tarefas de mãe e a profissão de mecânica automotiva. Proprietária de uma oficina em São Paulo, seu dia começa pontualmente às 5 horas da manhã. A 1029 quilômetros dali, em Brasília, Agda Óliver, 32 anos, leva uma rotina parecida. Acorda cedo para acompanhar o filho até a escola e, depois, parte para sua oficina. À noite, ainda arruma tempo para correr 5 quilômetros – atividade que a ajuda a manter a forma e o ritmo acelerado.
Apesar de todo o esforço e da correria diária, ambas estão felizes com a profissão que escolheram e têm muito a comemorar no Dia do Mecânico, celebrado em 20 de dezembro. A seguir, elas contam o porquê.
É possível aprender…
O envolvimento de Leandra com carros começou cedo. Por ser filha de mecânico, a paulista passou boa parte da infância na oficina do pai. Entretanto, essa não foi sua primeira escolha. Antes de se tornar especialista em automóveis, ela se formou em pedagogia. Depois do nascimento dos filhos, Leandra teve dificuldade para retornar ao mercado e aceitou uma vaga no estabelecimento da família. “Apesar de ter feito um curso profissionalizante no Senai, continuo aprendendo no dia a dia. Sempre aparecem modelos com novas tecnologias”, conta.
Já para Agda, a mecânica apareceu para ajudá-la a superar um trauma. “Há quatro anos, fui enganada em uma oficina. Então, resolvi fazer cursos para aprender tudo sobre carro. No começo, meu intuito era só adquirir conhecimento, mas percebi que o mercado era bom e poderia investir”, diz.
…Mas é preciso ser forte!
Ainda há muito preconceito – e acredite: ele vem de homens e de mulheres! “No começo, até chorava, mas sei quanto sou capaz. Isso me dá segurança para continuar”, diz Leandra. “Às vezes, chegam pessoas que não aceitam ver a gente ali”, explica Agda. Entretanto, uma vez que os clientes conferem o serviço de qualidade oferecido por elas, qualquer tipo de barreira vem ao chão.
Inspire-se!
Abrir uma oficina mecânica permite que você tenha horários flexíveis e consiga trabalhar e cuidar da família. Claro que é preciso estudar bastante. Veja dicas das profissionais para se dar bem:
  1. Você deve gostar de carros. Leia o manual do proprietário do veículo para entender o funcionamento do seu.
  2. Os cursos fundamentais são: mecânica básica e geral, mecânica elétrica, suspensão e injeção eletrônica.
  3. Sua atitude conta pontos! “Seja humilde para aprender com pessoas experientes e tenha paciência. Apenas a prática leva à perfeição”, ressalta Leandra.
  4. Abriu sua oficina? Então, preze pela honestidade e transparência no atendimento. Dessa forma, você conquistará e fidelizará seus clientes.