Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Atriz portuguesa diz que mundo deve apoiar ações de combate à fístula




Catarina Furtado Foto: ONU/Mark Garten

Em entrevista à Rádio ONU, Catarina Furtado afirma que muitas mulheres se isolam por vergonha do problema causado geralmente por partos longos e complicados; Nações Unidas estimam que 3 milhões de mulheres sofram de fístula, a maioria na África, na Ásia e em países árabes.

As Nações Unida estão reforçando neste 23 de maio uma campanha sobre o Dia Internacional de Combate à Fístula. Segundo a ONU, 3 milhões de mulheres em todo o mundo sofrem de fístula, causada geralmente por partos longos e complicados.
Nessa entrevista à Rádio ONU, de Liboa, a apresentadora da TV portuguesa, Catarina Furtado, que é embaixadora da Boa Vontade do Unfpa, disse que muitas mulheres sofrem com vergonha e preconceito.

Vida Pública

"O que ficou para mim muito claro é que essas mulheres ficam completamente isoladas de qualquer vida pública ou social. E ficam, a maior parte das vezes completamente abandonadas não só pelos maridos, mas também pelas famílias. A fístula tem consequências ao nível do odor, as mulheres ficam sem poder ter uma vida normal. Eu conheci mulheres que estavam basicamente fechadas num canto sem qualquer tipo de visita. Isso é uma coisa completamente terrível e inimaginável."

Catarina Furtado contou que os programas do Fundo da ONU sobre População ajudaram a fazer a diferença na vida de mulheres na Guiné-Bissau. Mas segundo a atriz portuguesa não são só os partos prolongados que podem causar a fístula.

Mutilação Genital Feminina
“E a fístula acontece, está, muitas vezes, ligada à mutilação genital feminina, aos casamentos precoces e à falta de cuidados e de recursos no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva.”

A maioria das vítimas de fístula vive em países da África, da Ásia e do Oriente Médio. De acordo com o Unfpa, a agência precisa de mais apoio financeiro para promover operações e tratamento para as mulheres que precisam de assistência.


http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2014/05/atriz-portuguesa-diz-que-mundo-deve-apoiar-acoes-de-combate-a-fistula/#.U3_QIPldWje

Nenhum comentário:

Postar um comentário