Você está sentada no metrô ou no ônibus e um homem senta ao seu lado. Minutos depois, você percebe que está espremida de tanto que ele abriu as pernas, invadindo o seu espaço. Quem nunca?
Irritadas com essa situação, o Coletivo Feminista de Istambul (IFK) iniciou neste mês a campanha “Feche suas pernas” para denunciar abusos em espaços públicos. Em resposta, dezenas de mulheres postaram fotos de homens de pernas bem - eu quis dizer BEM - abertas em ônibus e trens com as hashtags #bacaklarinitopla (“feche suas pernas”) and #yerimisgaletme (“não ocupe meu espaço”). Segundo o jornal Hurriyet, as hashtags entraram nos trending topics no Twitter quando a campanha foi lançada, há duas semanas.
Aqui, o pôster da campanha:
View image on Twitter
Bacaklarını topla da yerimi işgal etme !!!
Enquanto algumas mulheres da campanha chamam isso de abuso deliberado ao seu espaço pessoal, sociólogos apontam que, inconscientemente, estereótipos de gênero impactam a linguagem corporal de homens e mulheres em público. “Essa situação é apenas homens ignorando mulheres e acreditando que o espaço público é deles. Tentar ter a maior parte do espaço é completamente relativo ao desejo de poder”, disse uma ativista turca do IFK ao site Bianet.
O abuso do espaço público não é um problema turco, mas global. Mulheres de vários países aderiram à campanha no Twitter e no tumblr “Homens ocupando muito espaço no trem”. Veja algumas fotos e nos conte se rola uma identificação:
View image on Twitter
buket çekti