Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 4 de maio de 2014

Edit-a-thon das minas: mulheres gerando conhecimento sobre mulheres

Mão na massa (Foto: Luísa Ferreira)
Mão na massa (Foto: Luísa Ferreira)

Luciana Galastri

Neste dia 26 de abril, aconteceu o primeiro Edit-a-thon das Minas, uma iniciativa que eu ajudei a organizar com a comunidade da Think Olga. A ideia era reunir gente interessada a aprender a editar a Wikipédia para uma maratona de edição com dois objetivos: promover a ferramenta entre mulheres (que, segundo li, representam apenas 13% do número total de editores) e aumentar o conteúdo disponível sobre mulheres incríveis, como Ada Lovelace, Toni Morrison e Adelina, a Charuteira. E, modéstia a parte, que baita ideia!

Em um sábado friozinho de São Paulo, cerca de 30 pessoas se aqueceram com o exercício de neurônios na Lab 89. O programa, das 11h às 19h contou com um workshop com pessoal da Wikimedia no Brasil, que nos ensinaram as principais regras da comunidade. A principal delas é que, para garantir a veracidade e imparcialidade das informações na Wiki, tudo o que escrevemos lá necessita de referências. Ou seja, não adianta você escrever que a Caroline Herschel descobriu um asteroide X se você não tem referências, pesquisas e documentos que provem isso. 

Depois do workshop, mãos à obra! Os/As participantes (sim, apesar do foco ser o aumento de mulheres na edição, homens podiam - e deviam - participar) selecionaram temas de seu interesse, sempre relacionados ao feminino, e começaram a buscar informações, imagens e redigir textos. Ao fim do dia, editamos ou criamos mais de 30 páginas!

Ok, Lu. Mas por que isso é importante? Afinal, a comunidade da Wikipédia já não se encarrega disso? Como eu disse anteriormente, os editores da Wiki são, em sua maioria, homens. E isso faz com que haja preferência sobre certos assuntos em detrimento de outros. E para verificar como a Wikipédia sempre precisa de uma mão extra, basta comparar como é frequente que artigos em inglês estejam mais completos do que os em português. Fora que, como sempre, é importante existir um equilíbrio entre os gêneros para garantir a imparcialidade da visão sobre um assunto. Por exemplo, por que fazer uma lista sobre "Grandes cientistas brasileiros" e outra sobre "Grandes mulheres cientistas brasileiras" e não incluí-las na primeira?

A Wikipédia é uma das maiores fontes de conhecimento online - seus resultados, com frequência, são os primeiros a aparecer em ferramentas de buscas. E, por seu caráter aberto, é dever de todos ajudar a torná-la mais completa e correta. É uma forma de colaborar com a democratização da educação.

E todos os presentes no evento do sábado abraçaram esse discurso. A coisa mais bacana do processo todo foi ver os/as participantes saindo da Lab 89 com um sorrisão no rosto, gostando de ver o que tinham produzido e, mais importante, garantindo que iriam continuar a gerar conteúdo para a Wikipédia.

Gostou da ideia? Que ótimo! Pretendemos fazer mais Edit-a-thons, variando os temas. Quer saber como organizar o seu em sua cidade? Quer uma ajudinha? Quer saber quando será o próximo evento em São Paulo? Entre na comunidade do Edit-a-thon das Minas no Facebook ou mande um e-mail pra gente via edit.a.thondasminas@gmail.com

Disclaimer: apesar de eu ser repórter da Galileu, o Edit-a-thon das minas não tem relação com a marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário