Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 31 de maio de 2014

Empresas brasileiras firmam acordo para realizar projetos de energia renovável e igualdade de gênero

Iniciativa apoiará ações para estimular a igualdade entre homens e mulheres no interior das empresas e a contribuição da perspectiva de gênero na produção, uso e no consumo de energia renovável 

Itaipu Binacional, Eletronorte e Centro Internacional de Energias Renováveis assinaram, na tarde desta quarta-feira (28/5), acordo para desenvolver projetos de energia renovável e igualdade de gênero. A cooperação tem como objetivo dar seguimento à agenda colaborativa de trabalho para estimular a igualdade de gênero no interior das empresas e a contribuição da perspectiva de gênero na produção, uso e no consumo de energia renovável.

Dez empresas brasileiras e outras seis latino-americanas participam do 1º Encontro Regional Energia Renovável, Mobilidade Elétrica e Igualdade de Gênero, promovido pela Itaipu Binacional, ONU Mulheres e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O evento segue até esta quinta-feira (29/5), em Foz do Iguaçu.

“Iniciamos aqui um compromisso e uma discussão com mais consistência sobre a igualdade de gênero nas empresas de energia. São corporações que movimentam a economia regional e têm impacto decisivo em negócios diretos e indiretos, no aproveitamento de talentos e na maneira como as pessoas consomem energia. Estamos falando de empresas que tornam a vida moderna viável num mundo global tanto em metrópoles como em áreas remota”, disse a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, na abertura do encontro, pela manhã.

 Empresas brasileiras firmam acordo para realizar projetos de energia renovável e igualdade de gênero/
Encontro pioneiro reúne empresas de energia, até esta quinta-feira (29/5), em Foz do Iguaçu
Foto: Ana Carolina Querino/ONU Mulheres

Gênero e energia – A igualdade entre homens e mulheres tem sido considerada pela Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e instrumentos de apoio como estratégia para mitigação, transferência e distribuição de tecnologias energéticas sustentáveis e limpas.

Um dos principais incentivadores é o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o qual lidera a iniciativa Energia Sustentável para Todos, com o objetivo de garantir o acesso universal aos serviços de energia moderna até 2030. São ações propostas: duplicar a quantidade de energia renovável na matriz energética, melhorar a taxa de eficiência energética e eliminar gradualmente os subsídios dos combustíveis fósseis.

Intercâmbio regional – No encontro, estão sendo expostas boas práticas, tais como o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR); o Projeto Regional Selos de Igualdade de Gênero, do PNUD; e os Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, da ONU Mulheres.

Além de Gasman, o evento tem a participação da representante da ONU Mulheres no México, Ana Guezmes; da assessora regional para o Empoderamento Econômico das Mulheres, Elizabeth Villagomez, e da gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil Ana Carolina Querino.

Pelo Brasil, são dez empresas e instituições participantes: Furnas, Eletrobrás, Eletronuclear, Itaipu, Eletronorte, Fibra, Eletrosul, Caixa Econômica Federal, Fundação Itaiguapy e Secretaria de Manutenção Urbanística do Amapá. Dentre as demais latino-americanas, estão: Enel (Chile), Fundação YPF (Argentina), Grupo Energita Bogotá (Colômbia), Mujer Ospina (Chile), Pemex (México) e UTE (Uruguai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário