Côrte: outra estratégia é aliar entretenimento a conteúdo educativo
Os temas são delicados: a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do Brasil, a violência doméstica, o uso de álcool e drogas ilícitas ao volante. A abordagem, porém, é amistosa. Falando a linguagem dos caminhoneiros, público alvo da mensagem, a Caravana Siga Bem, um projeto itinerante que roda o país há dez anos, realiza um trabalho de conscientização sobre esses temas e incentiva os motoristas a denunciarem casos de abuso. O projeto une o útil ao socialmente responsável: ao mesmo tempo em que aborda conteúdos de cidadania, reforça a comunicação das marcas que lidam com esses profissionais. Em sua oitava edição, a Caravana é patrocinada pela Petrobras, BR Distribuidora e Volvo.
O projeto é um desdobramento da plataforma de comunicação Siga Bem Caminhoneiro, desenvolvida há duas décadas com base em um programa de rádio ancorado pelo cantor Sérgio Reis e outro de televisão, exibido pelo SBT. O conteúdo é todo voltado aos temas de interesse dos motoristas de caminhão que trafegam pelas estradas brasileiras. “A caravana itinerante complementa o trabalho dos veículos de comunicação e funciona como um corpo a corpo com os caminhoneiros, agregando temas de responsabilidade social”, explica o idealizador do projeto Alexandre Côrte, diretor geral da Cobram, agência de comunicação que desenvolve os conteúdos.
Para este ano, irão para as estradas duas equipes num total de 70 profissionais, que percorrerão 95 municípios em 12 carretas ao longo de nove meses com atividades de recreação, serviços como corte de cabelo, realização de exames médicos, palestras educativas sobre saúde, segurança e ações de cidadania. Outra estratégia é aliar entretenimento como peças de teatro e shows de música aos conteúdos educativos – a exploração sexual de adolescentes, por exemplo, será tema de uma encenação teatral realizada pelos próprios caminhoneiros, coordenada pelo diretor artístico Tito Teijido. O projeto incentiva os caminhoneiros a denunciarem casos de exploração sexual pelo Disque 100, com garantia de anonimato.
Também voltado aos caminhoneiros e com o mesmo objetivo de enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes, o programa Na Mão Certa foi criado em 2006 pela ONG Childhood Brasil, com apoio de 136 empresas e sindicatos ligados ao setor de transporte rodoviário. O trabalho consiste em mapear o problema, articular soluções nesse segmento econômico por meio de um pacto empresarial e realizar campanhas de esclarecimento nas estradas.
Em 2013, a ONG apoiou uma pesquisa realizada pela Polícia Rodoviária Federal que identificou 1.776 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças nas rodovias federais – Minas Gerais é o Estado que concentra mais pontos vulneráveis, com 252, seguido por Pará, com 208; Goiás, com 168; Santa Catarina, com 113; e Mato Grosso, com 112. A partir dessas referências, as empresas e associações signatárias conduzem ações de engajamento e conscientização dos motoristas, incentivando denúncias pelo Disque 100. Entre as empresas patrocinadoras da iniciativa estão Gerdau, Arcor do Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Volvo, C&A Brasil e White Martins.
Por Andrea Vialli | Para o Valor, de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário